A IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO REMOTA EM DPS COMO O CLAMPER FRONT - CLAMPER | Especialista em DPS.
A IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO REMOTA EM DPS COMO O CLAMPER FRONT

A IMPORTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO REMOTA EM DPS COMO O CLAMPER FRONT

O CLAMPER Front, além de proteger contra surtos elétricos, possui a opção com sinalização remota, que permite evidenciar o final da vida útil do DPS de forma dinâmica – economizando tempo, dinheiro e garantindo um menor tempo de exposição dos equipamentos protegidos.

A sinalização remota é constituída por um contato reversível livre de potencial elétrico (NA/NF) que está localizado na parte superior do CLAMPER Front e pode ser integrado a um supervisório de automação ou a uma simples lâmpada para a indicação do final da vida útil do DPS.

Dessa forma, ao alcançar o final da vida útil, o CLAMPER Front comuta o contato e, de acordo com a lógica adotada, pode realizar diversas funções dentro de um painel elétrico ou sistema de supervisão.

EXEMPLO DE SITUAÇÃO 1:

Em uma mineradora, que possui diversos painéis elétricos, a sinalização remota pode ser útil para identificar quais dispositivos alcançaram o fim de vida útil com a utilização de alarmes, sinaleiros, outros sinalizadores ou um alerta no supervisório de automação.

Lógica exemplo: Ao fim de vida útil do CLAMPER Front, os contatos da sinalização remota (SR-DPS1 E SR-DPS2) irão comutar acionando o contator K3, esse por sua vez, com o contato auxiliar K3, irá energizar o sinaleiro SL1 – alertando a equipe local – e a equipe de supervisão receberá um alerta no supervisório indicando a necessidade de manutenção.

EXEMPLO DE SITUAÇÃO 2:

Em um quadro que fornece energia para um equipamento sensível que realiza um processo delicado, o qual não pode ficar sem proteção, a sinalização remota pode ser utilizada para inserir outros DPS enquanto o conjunto que alcançou o fim de vida útil aguarda substituição.

Lógica exemplo: Os contatos SR-DPS1 E SR-DPS2, correspondem aos sinalizadores remotos do dispositivo CLAMPER Front.

Ao fim de vida útil do DPS esses contatos irão comutar, aciona-se o contator K3, os DPS3 e DPS4 passam a realizar a proteção do circuito enquanto os dispositivos DPS1 e DPS2 que vieram ao fim de vida útil são desconectados do sistema.

O sinalizador SL1 é energizado de forma a mostrar para equipe de manutenção que os respectivos DPS necessitam ser substituídos

 

Características Sinalização Remota CLAMPER Front:

  • Tensão nominal: 120 VAC ou 24 VDC
  • Corrente nominal: 1 A
  • Seção transversal máxima: 1,5 mm²
  • Torque nominal = 0,4 Nm

 

 

Para mais informações, entre em contato com a equipe de SUPORTE TÉCNICO CLAMPER pelo telefone (31) 3689-9500 ou e-mail suporte@clamper.com.br.

 

 

Autor: Suporte Técnico CLAMPER

Receba notícias CLAMPER