7 mitos e verdades sobre descargas elétricas - CLAMPER | Especialista em DPS.
7 mitos e verdades sobre descargas elétricas

7 mitos e verdades sobre descargas elétricas

O Brasil é o país com maior incidência anual de descargas elétricas atmosféricas do mundo. Com tantos raios caindo sobre nosso território, a sabedoria popular desenvolveu, ao longo do tempo, convicções que nem sempre estão corretas a respeito desses fenômenos.

Tem conhecimento dos mitos e verdades sobre descargas elétricas? Leia no post as ideias mais comuns sobre o assunto e saiba o que é falso e o que é verdadeiro!

Um raio nunca atinge o mesmo lugar

Este talvez seja o mais difundido entro os mitos acerca das descargas atmosféricas. Durante uma tempestade o raio sempre procurará o meio com menor resistência para atingir a terra. Estruturas pontiagudas, elevadas e metálicas são as mais propensas a receberem descargas atmosféricas.

Um prédio muito alto ou uma árvore em um campo podem ser atingidos por raios dezenas de vezes em um único ano. Contudo, vale ressaltar que os objetos altos são os alvos preferenciais, mas um raio também pode atingir o solo em meio aos prédios e ao lado de uma árvore. Isso não pode ser previsto.

Não se deve falar ao telefone durante tempestades

Verdade. Os raios podem provocar surtos elétricos, que além de transitarem pela rede elétrica, também podem circular pela rede de telefonia e de televisão. Assim, não é nada aconselhável falar ao telefone durante uma tempestade.

Somente raios podem queimar os aparelhos eletrônicos

Não, na verdade os surtos elétricos são os maiores responsáveis pela queima de aparelhos. Além de serem produzidos pelos raios, os surtos também são gerados pelas variações repentinas de tensão da rede.

É preciso desligar os aparelhos das tomadas no período dos raios

Sim, é altamente recomendado que os aparelhos sejam retirados das tomadas. Mesmo que, em sua instalação, tenha um SPDA eficiente, um raio pode provocar um surto na rede elétrica e este surto viajará pela rede, podendo atingir sua instalação.

Contudo, há dispositivos específicos para a proteção de surtos provocadas por descargas atmosféricas, os chamados DPS. Esses dispositivos drenam os surtos elétricos pelo aterramento, protegendo seus equipamentos.

Estou totalmente protegido contra descargas atmosféricas dentro de casa

Estar em casa é um bom lugar para se proteger, mas apenas isso não é o suficiente. Você deve evitar contato com o exterior da casa, manter distância de telefones, de equipamentos e cabos elétricos — que a esta altura, já devem estar desconectados, como orientamos —, de tubulações, portas e janelas de metal. Quanto mais interno for o cômodo, melhor para se proteger.

O estabilizador protege contra raios

Não, a função do estabilizador é proteger os equipamentos eletrônicos contra a variação da tensão elétrica da rede. Os dispositivos para proteção contra raios são os para-raios e os DPS.

É possível evitar que minha instalação seja atingida por raios

Não existe nenhum meio de se impedir que os raio caiam em determinados lugares, nem que sua rede não seja atingida pelos surtos elétricos provocados por eles. O que se pode fazer é construir um sistema que drene a descarga atmosférica para a terra sem causar danos estruturais à sua edificação e instalar dispositivos que protejam seus aparelhos das influências de surtos elétricos.

É absolutamente normal que tanta informação popular seja cultivada a respeito desse fenômeno, que sempre intrigou a humanidade e, ainda hoje, carrega muita curiosidade. O importante é se manter bem informado para a sua própria segurança, a de suas instalações e a de seus aparelhos.

Agora que você já sabe dos mitos e verdades sobre descargas elétricas, ainda resta alguma dúvida? Fale com a gente deixando um comentário no post!

Quer ler mais artigos sobre proteção elétrica? Assine a nossa newsletter!

Receba notícias CLAMPER