Conheça os selos de qualidade para equipamentos elétricos - CLAMPER | Especialista em DPS.
Conheça os selos de qualidade para equipamentos elétricos

Conheça os selos de qualidade para equipamentos elétricos

Um assunto bem discutido e estudado no momento é o uso racional de aparelhos que diminuem os impactos causados ao meio ambiente. Ser um consumidor consciente com os impactos ambientais é escolher os melhores e mais modernos equipamentos elétricos.

Para se certificar que eles usam tecnologias sustentáveis, basta verificar se possuem selos de qualidade fixados às suas partes externas. Um Selo de Qualidade classifica o nível de eficiência energética de cada eletrônico.

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) realiza diversos testes e julga se o equipamento analisado é eficiente e, ao mesmo tempo, sustentável. Os equipamentos eletrônicos que possuem as melhores condições de consumo são certificados pelo Selo Procel. Aos aparelhos que também consomem derivados de petróleo, como o gás natural, a etiqueta é da Conpet.

Quer saber mais sobre esses selos de qualidade para equipamentos elétricos? Continue lendo!

Selo Procel

Essa certificação surgiu em 1985, através da implementação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica pela Eletrobrás (Centrais Elétricas do Brasil). O Selo Procel foi criado para informar aos consumidores quais equipamentos elétricos apresentam os maiores índices de eficiência energética para cada categoria.

Programa Brasileiro de Etiquetagem — PBE

Foi desenvolvido pela Eletrobrás, em parceira com o Inmetro. Seu principal objetivo é a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).

A etiqueta está presente em várias categorias de aparelhos eletrônicos, identificando os níveis de consumo de energia elétrica. A classificação é dada por letras, variando de A a G. A primeira letra possui o menor gasto energético, ou seja, gera mais economia na tarifa mensal.

Além de baixo consumo, a etiquetagem também avalia o desempenho de cada instrumento. As informações são bastante úteis na hora de comprar um equipamento elétrico. Pela etiqueta, é possível ver o consumo de energia do aparelho em kWh por mês.

Com essas determinações, as indústrias são estimuladas a fabricar produtos mais eficientes que minimizam os impactos ambientais. São classificados dois tipos de selo: o de economia energética e o de desempenho.

Selo Procel de Economia de Energia

Foi criado pelo Decreto Presidencial de 8 de Dezembro de 1993. Os resultados têm como base testes realizados em laboratório pelo Inmetro.

Os aparelhos mais econômicos são classificados pelo PBE como letra A. Este selo é concedido a freezers, refrigeradores, ar-condicionados e coletores solares.

Selo Procel Inmetro de Desempenho

Criado em parceira com Inmetro, em 1998, a etiqueta é concedida aos produtos nacionais e importados anualmente, catalogados pelo PBE. Esses aparelhos devem atender aos níveis mínimos de eficiência e qualidade já estabelecidos pelo Procel. Os equipamentos avaliados são os reservatórios térmicos, reatores eletromagnéticos para lâmpadas a vapor de sódio de alta pressão, lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares e motores elétricos trifásicos de alto rendimento, com potências entre 1 e 250 cv.

Selo Conpet

O Conpet é um programa do governal federal, criado em 1991. O Selo Conpet de Eficiência Energética destaca os modelos de produtos que atingem os melhores desempenhos energéticos na ENCE.

Ele analisa produtos que consomem energia elétrica, mas seu foco está nos equipamentos que usam energia de derivados do petróleo e do gás natural. Esse selo é concedido anualmente pela Petrobrás a veículos leves, aquecedores de água a gás e fogões e fornos a gás.

É importante ter selos de qualidade para equipamentos eletrônicos. Com esses certificados, o cliente fica ciente do desempenho do produto adquirido e da sua eficiência para economizar energia elétrica.

Invista em segurança

Tão importante ter eletrônicos de ótimo desempenho é garantir a segurança dos mesmos. Por isso, o fundamental é investir em Dispositivos de Proteção contra Surtos Elétricos (DPS) para assegurar a qualidade dos produtos etiquetados pela Procel.

A Clamper é referência nacional, oferecendo soluções e novas tecnologias, protegendo sua residência e seus equipamentos com os Dispositivos de Proteção contra Surtos Elétricos.

Já conhecia os selos de qualidade? Compartilhe a sua opinião, deixando um comentário no post! Não deixe acompanhar todas as novidades do nosso blog!

Receba notícias CLAMPER