Aprenda como a energia elétrica chega até sua casa - CLAMPER | Especialista em DPS.
Aprenda como a energia elétrica chega até sua casa

Aprenda como a energia elétrica chega até sua casa

A humanidade sempre buscou meios de reduzir o seu esforço e aumentar o seu conforto. Para isso, foi inovando a tecnologia, começando pela roda, fogo e energia elétrica, sendo esta um grande passo para os avanços tecnológicos. Com a eletricidade, podem-se armazenar alimentos por um bom período de tempo (geladeiras), ter conforto (aquecedores e ar-condicionado, por exemplo) e estar próximo a tudo que acontece no mundo (televisão e internet). Então surge a pergunta: como essa tecnologia chega até a minha residência? Confira a resposta para essa questão no nosso artigo de hoje!

Como a energia elétrica é transmitida

A eletricidade é conduzida até uma residência por meio de um sistema. O processo é todo ramificado: inicia-se na geração de energia, passando por equipamentos de transmissão e distribuição por cabos, chegando aos postes e às tomadas das casas ou empresas. Conheça abaixo cada elemento que compõe uma rede elétrica.

Estação geradora

É um conjunto industrial que transforma uma energia potencial em energia elétrica. No Brasil, utiliza-se, principalmente, da energia gerada pela queda da água represada nas usinas hidrelétricas para transformá-la em eletricidade. A queda d’ água movimenta o gerador, que cria um campo magnético e energia elétrica. Em seguida, é conduzida para o sistema de transmissão.

Linhas de transmissão

São os cabos de alta tensão, sustentados por torres, que levam eletricidade por longos trajetos. A tensão tem seu valor elevado, reduzindo ainda mais as perdas energéticas.

Subestação de transmissão

É uma instalação elétrica que possui transformadores que aumentam a tensão da energia gerada. A tensão é alterada para evitar perda excessiva de energia ao longo de sua transmissão, já que parte da energia elétrica se perde sendo transformada em térmica (efeito Joule).

Subestações de distribuição

Recebem e distribuem a eletricidade. Nesta etapa, a energia passa por transformadores de tensão, agora diminuindo seu valor para seguir o percurso pela rede de distribuição, chegando à fiação dos postes.

Fiação dos postes

A energia chega aos transformadores de distribuição para baixar a tensão mais uma vez. Em seguida, passa pela fiação (aérea ou subterrânea), sendo conduzida até as indústrias ou casas.

Consumidor final

O destino final da energia elétrica são as residências e as indústrias, estando disponível para fazer funcionar máquinas, aparelhos elétricos e iluminação. As empresas privadas são responsáveis pela distribuição energética em boa parte do país, sendo reguladas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Entenda melhor qual o papel estratégico das distribuidoras e quais as garantias que elas têm que repassar para a população.

O papel estratégico das distribuidoras de energia elétrica

O Brasil conta com 63 concessionárias privadas e pequenas cooperativas de eletrificação rural que levam a energia para todo o país, segundo a ANEEL. Essa entidade regula toda a atividade dessas empresas, por meio de um documento chamado Procedimentos de Distribuição (Prodits). Por este laudo, são impostas normas para que a energia chegue ao consumidor de forma eficiente e segura, garantindo que esta não falte para a população. Elas não podem estabelecer seus próprios preços, pois estão a serviço do Governo. As revisões tarifárias e o reajuste tarifário anual (correção monetária e compartilhamento de ganhos de produtividade) são estabelecidas no documento. Em outras palavras: há uma tabela fixa desses acertos. Todos os impostos e as taxas são esclarecidas quando chega a conta de luz das casas. As empresas também são responsáveis por garantir ao consumidor, a instalação de postes, interligando-os até as casas e indústrias. Também são elas que enviam as contas de luz, pelas quais esclarecem o que foi investido para levar a energia e o que foi consumido.

Cuidado com as falhas na distribuição

Contudo, tenha cuidado com as quedas de energia! Em algumas ocasiões, as distribuidoras não conseguem fornecer de forma contínua e eficaz a eletricidade que chega na sua casa. São os casos dos apagões que cortam o fluxo de elétrons que abastecem a rede elétrica doméstica. A atenção maior deve estar no momento em que a eletricidade é reestabelecida. Quando volta, vem uma quantidade além do permitido, provocando surtos elétricos que podem danificar parcial e integralmente os seus eletroeletrônicos e ocasionando prejuízos. Para maior proteção dos seus equipamentos utilize Dispositivos de Proteção contra Surtos da Clamper. Eles regulam a tensão da rede elétrica, diminuindo a quantidade de elétrons que passam pelas tomadas e evitando surtos ou descargas elétricas. Há dispositivos que protegem sua casa em geral (instalado junto ao Quadro de Distribuição) ou colocado nas tomadas, protegendo os aparelhos por elas conectadas. Entendeu como a energia elétrica chega na sua casa? Há todo um processo que garante a chegada da eletricidade, baseado em técnicas específicas garantidas pelas distribuidoras energéticas. Confira sempre as informações fornecidas na sua conta de luz e saiba sobre aquilo que você está pagando!

Receba notícias CLAMPER