Colocar garrafas pet sobre o padrão de luz reduz a conta? - CLAMPER | Especialista em DPS.
Colocar garrafas pet sobre o padrão de luz reduz a conta?

Colocar garrafas pet sobre o padrão de luz reduz a conta?

Quem nunca estranhou chegar à casa de um familiar, de um amigo ou de um conhecido e encontrar uma garrafa pet, com água, sobre um medidor de luz? Há alguns anos essa dica, vinda não se sabe de onde, tornou-se uma prática bastante comum no Brasil, na intenção de reduzir o valor da conta de luz. Mas será que há alguma verdade nisso?

Infelizmente, não. Alguns estudos científicos sobre esta curiosa questão foram realizados pelos estudantes de Física e Engenharia Elétrica da PUC-RS, mas, para tristeza de muita gente, os resultados obtidos apontaram que ela não passa de um mito, ou seja, colocar uma garrafa pet, com água, em cima do padrão de luz não exerce nenhuma influência para reduzir o consumo de energia.

Contudo, vale chamar a atenção para um problema bem mais sério: o ato de adulterar o medidor de energia. Quem comete esse ato está cometendo um crime capitulado no Código Penal, art. 155, parágrafo 3º, conhecido como “furto de energia” e, se for pego, terá uma grande dor de cabeça.

Portanto, se seu consumo anda elevado e você esta buscando uma forma de economizar, confira os posts especiais da Clamper sobre economia de energia, na série Ladrões do Consumo, onde várias e preciosas dicas irão ajudá-los a reduzir seus gastos e diminuir o valor da conta de luz.

Receba notícias CLAMPER