Poluição luminosa: mau uso e desperdício de energia - CLAMPER | Especialista em DPS.
Poluição luminosa: mau uso e desperdício de energia

Poluição luminosa: mau uso e desperdício de energia

Você já deve a oportunidade de ir a um sítio ou uma fazenda e contemplar a beleza de um céu estrelado?  Lindo, não é? Mas é uma pena que essa beleza não possa ser vista nas grandes cidades, graças ao nosso mau uso da energia e da chamada Poluição Luminosa.

Mas afinal, o que é poluição luminosa?
Podemos resumir essa poluição luminosa como aquela que decorre da luz mau direcionada, ou seja, a luz que se espalha e causa aquele brilho que é visto acima das cidades, ao invés de ser direcionada para iluminar um ponto específico. Com tanta luz sendo lançada para o alto e para todos os lados, estar nas grandes cidades e ver um céu estrelado fica impossível.

Tudo bem, alguns poderiam justificar dizendo que é algo inevitável em razão do progresso e tudo o mais, mas na verdade o problema é causado por mau planejamento das luminárias e sistemas de iluminação. Se não forem bem posicionadas, a luz irá para todos os lados, quando o correto seria que o campo luminoso não ultrapassasse a altura da própria lâmpada, como mostramos na figura abaixo.

Observe a forma correta de direcionar a luz:

Mas o que se ganha ao direcionar bem a luz?
Além da vantagem de ter a beleza e a inspiração que só um céu cheio de estrelas pode proporcionar, também haverá economia de energia. Luminárias que poluem o céu gastam maior de energia, pois são lâmpadas mais potentes, com mais Watts, a fim de compensarem a luz que deixa de ir para o chão. Com luminárias projetadas adequadamente essa luz será direcionada a um ponto específico, como uma rua, por exemplo, permitindo o uso de lâmpadas menos potentes.

Até a segurança seria beneficiada! Com luminárias anti-dispersivas, tanto nas casas, nos comércios ou nas ruas, uma luz mau direcionada pode ofuscar a visão das pessoas, atrapalhar motoristas e ainda esconder ou dificultar a identificação de marginais.

Ou seja, a poluição luminosa deve ser evitada com projetos de iluminação bem executados. A desculpa, muitas vezes utilizada, de que as ruas ficariam mais escuras, não é verdade, pois a luz é bem direcionada para os pontos em que deve iluminar. Nós precisamos ver o chão, e não as lâmpadas.

Portanto, a Clamper recomenda que todos utilizem bem a energia e não a desperdicem, pelo bem da economia e do futuro, afinal, esse compromisso deve ser assumido por todos nós.

Receba notícias CLAMPER