Perigo: crianças e eletricidade - CLAMPER | Especialista em DPS.
Perigo: crianças e eletricidade

Perigo: crianças e eletricidade

Crianças em casa significam carinho, diversão e alegria, mas também muito cuidado. No caso da eletricidade então, cuidado redobrado. O risco de choques e acidentes elétricos é grande e os pais precisam estar atentos ou as consequências podem ser graves.

Uma corrente elétrica passando pelo corpo é o que é chamado choque elétrico. Os efeitos oriundos dele podem causar queimaduras, alterações na frequência cardíaca e no sangue, danos aos tecidos nervosos e, em alguns casos, parada cardíaca.

E no caso das crianças é preciso lembrar que nessa fase da vida, a curiosidade é grande e o senso de perigo é bem pequeno. Colocar a mão ou um objeto em uma tomada, por exemplo, pode ser fatal para os pequenos. O ideal é usar tomadas com bloqueadores (obturadores) que já vêm de fábrica, para evitar esse perigo.

Para as crianças um pouco maiores, o risco está nos plugues dos aparelhos. A criança já os alcança e se arrisca ao colocar ou tirá-los da tomada, mesmo no caso do novo padrão de tomadas, que oferece mais segurança. O hábito de retirar o aparelho da tomada puxando o fio, também deve ser evitado e a criança deve ser orientada para que insira ou retire os plugues das tomadas tocando-os apenas no corpo do plugue e nunca puxando o fio.

Os fios soltos pela casa também são outro risco, pois além de choques, se estiverem desencapados, podem provocar tombos e até mesmo a queda de aparelhos sobre as crianças. É altamente recomendável o uso de canaletas e uma distribuição segura dos fios pela casa.

Mas é muito importante lembrar que, em caso de acidentes com energia elétrica, deve-se desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral da casa e entrar em contato com os Bombeiros (193) ou com o Samu (192). Não toque na vítima ou no fio sem saber se estão desligados.

Por fim, lembramos que mesmo os dispositivos de proteção da Clamper, que apresentam alto padrão de qualidade e protegem seus aparelhos contra raios e surtos elétricos, não substituem a percepção e o olhar aguçados dos pais para proteger seus filhos, pois a curiosidade das crianças é tão ampla quanto sua imaginação. Por isso, nunca é demais se prevenir.

Receba notícias CLAMPER