Mitos e Verdades sobre a economia de energia – Parte 2 - CLAMPER | Especialista em DPS.
Mitos e Verdades sobre a economia de energia – Parte 2

Mitos e Verdades sobre a economia de energia – Parte 2

Mitos e Verdades sobre a economia de energia – Parte 2

Continuando a nossa série sobre o que é verdade ou não quando se trata de economia de energia elétrica, vamos falar hoje sobre alguns tópicos que são dúvidas frequentes sobre o assunto:

Guardar alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo de enegia?

Verdade!

Quando você coloca algo quente ou morno dentro da geladeira, e até mesmo quando abre e fecha a porta, acontece uma oscilação de temperatura que sobrecarrega o compressor da geladeira, responsável por resfriar o seu interior, e consequentemente aumenta o gasto energético. Além de consumir mais eletricidade, alimentos quentes trocam calor com outros mais frios dentro do refrigerador, alterando seu estado de conservação, o que pode até deixar algum desses produtos impróprios para o consumo antes do esperado.

Lâmpadas fluorescentes são as mais econômicas?

Verdade, em partes. Se considerarmos a comparação entre lâmpadas fluorescentes e lâmpadas incandescentes, certamente a economia de energia fica do lado das fluorescentes. Mas também estão entrando no mercado agora as lâmpadas de LED (light emitting diode, ou diodo emissor de luz) que são muito mais econômicas, mais eficientes em relação à iluminação, e também mais duráveis. Porém, no momento o custo de uma lâmpada de LED ainda é alto, o que muitas vezes inviabiliza a troca. A melhor relação custo x benefício ainda é com as lâmpadas fluorescentes.

Aparelhos gastam menos energia funcionando em 220 voltos do que em 110 volts?

Verdade mas a diferença é mínima.

O que acontece é que hoje em dia a maioria dos aparelhos eletroeletrônicos são bivolt, ou seja, funcionam tanto em 110 quanto em 220. A diferença do consumo nas duas situações é muito pequeno, o que não resulta em um impacto considerável na sua conta de luz, mas os aparelhos têm um funcionamento e performance bem melhor em uma rede de 220 volts, e neste caso costumam também ter uma vida útil maior.

Continuaremos com a série de mitos e verdades sobre a economia de energia, em breve publicaremos a terceira parte. Enquanto isso, clique e confira o primeiro post da série.

Receba notícias CLAMPER