Mitos e verdades sobre a economia de energia – Parte 1 - CLAMPER | Especialista em DPS.
Mitos e verdades sobre a economia de energia – Parte 1

Mitos e verdades sobre a economia de energia – Parte 1

Mitos e verdades sobre a economia de energia – Parte 1

Economia sempre é um assunto que rende muitas dicas e conselhos, mas principalmente quando se trata de energia elétrica, que é um assunto técnico e complexo. Por isso, precisamos saber o que funciona e o que não funciona, o que é verdade e aquilo que apenas está na cultura popular.

Por outro lado, há realmente a necessidade de preservarmos os recursos que já são escassos hoje em dia e é preciso que todos se conscientizem sobre como utilizá-los de forma responsável e sustentável.

Saiba agora quais as principais afirmações sobre economia de energia elétrica, e se são verdades ou mitos:

É melhor passar todas as roupas de uma só vez

Verdade!

Grande parte do gasto energético de um ferro de passar roupas se dá no momento de aquecê-lo. Portanto, quando você passa um maior número de roupas de uma única vez, menos vezes você terá que aguardar o ferro esquentar, e menos energia será gasta no fim das contas.

O liga-desliga de aparelhos pode gastar mais energia do que mantê-los ligados?

Verdade, em partes.

Por um motivo muito parecido com o do ferro de passar, lâmpadas e outros aparelhos gastam mais energia ao serem ligados por causa de um pico de consumo no momento em que são acionados. Mas, este pico é relativamente curto e, dependendo do tempo em que voltará a ser ligado, vale mais a pena não deixá-los funcionando mesmo.

Por outro lado, um liga-desliga muito intenso pode diminuir a vida útil do aparelho ou da lâmpada, por exemplo. Se o intervalo entre o desligar e o ligar for menor que 15 minutos é preferível deixar funcionando pois este tipo de atitude tende a prolongar a vida útil e não gastará muito mais energia do que desligá-lo e depois ligá-lo novamente.

O chuveiro é o equipamento que mais gasta energia elétrica em uma residência

Verdade!

A questão é que o chuveiro elétrico consome muita energia (o equivalente a 200 lâmpadas incandescentes), mas em um curto período de tempo. O equilíbrio nos gastos com energia para aquecimento de água do banho pode ser atingido com medidas simples, como reduzir o tempo médio do banho, utilizar o chuveiro na posição “verão” que aquece menos a água e até utilizar maneiras alternativas de se esquentar a água, como a energia solar.

Outro aparelho que consome muita eletricidade é o microondas, mas como geralmente seu uso é bem esporádico, o impacto na conta de luz é bem menor. Utilizar o fogão ao invés do forno de microondas costuma ser uma alternativa válida (desde que o preço do gás não esteja muito alto).

Voltaremos em breve com mais informações sobre os mitos e verdades na economia de energia elétrica. E não se esqueça de manter seus aparelhos sempre protegidos por um DPS Clamper!

Receba notícias CLAMPER