Aviões podem ser atingidos por raios? - CLAMPER | Especialista em DPS.
Aviões podem ser atingidos por raios?

Aviões podem ser atingidos por raios?

O que acontece com aeronaves, principalmente as maiores (que viajam em grandes altitudes), quando passam por tempestades com raios? Podem ser atingidas? Os passageiros correm riscos?

A resposta é sim, os aviões podem ser atingidos pelos raios e isso acontece com relativa frequência. Mas os passageiros não correm riscos mesmo quando isso acontece, por incrível que pareça. O avião não explode e nem sofre danos na fuselagem ou nos motores e equipamentos internos. Todos estão seguros neste caso porque o avião funciona como uma Gaiola de Faraday, onde uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior porque as cargas elétricas se distribuem na parte mais externa na superfície condutora. Já sentiu um pequeno choque ao sair do carro e encostar na lataria? O princípio é o mesmo.

Veja três vídeos que aparentemente são autênticos, e mostram aeronaves sendo atingidas por raios e seguindo normalmente suas viagens, sendo que o último está parado no aeroporto enquanto a cauda é alvejada por uma descarga atmosférica:

Quando estiver em solo, na sua casa ou na sua empresa, tenha certeza de que seus eletroeletrônicos estão bem protegidos por um DPS Clamper!

Receba notícias CLAMPER