-Qual é o elemento de proteção utilizado na linha de DPS VCL?
A linha VCL possuiu como elemento de proteção contra surtos elétricos o Varistor, que possuiu um excelente custo benefício. Capaz de operar em correntes na forma de onda 10/350µs com velocidade inferior à 25ns
-Como devo instalar o DPS VCL?
O VCL deve ser instalado em paralelo com a carga, pode ser instalado entre condutores vivos ou condutores vivos e condutor terra. Fluxograma de instalação CLAMPER VCL, tipo fluxograma, que pode ser utilizada como fonte auxiliar de informação. É importante que para especificação do DPS seja recorrido à NBR 5410.
-O VCL possui sinal luminoso indicando vida útil?
Não, DPS da linha VCL possuem sinalização de vida útil feita por bandeirola que, em estado normal de uso apresenta a cor verde e em caso de final de vida útil apresenta a cor vermelho. Além da sinalização de vida útil local, feita por bandeirola, é possível também, dependendo do modelo do VCL, se utilizar a sinalização remota (SR), feita por um contato seco, livre de potencial elétrico.
-Preciso substituir o VCL após uma atuação contra descarga atmosférica?
A substituição do VCL deve ser feita somente se o mesmo chegar ao seu fim de vida útil. Para identificação da vida útil do protetor deve-se observar a sinalização local presente no dispositivo.
-Posso utilizar um DPS de Uc de 275Vca ao invés do DPS de Uc de 175Vca?
O valor Uc é a máxima tensão de operação contínua do DPS, ou seja, o VCL de 275Vca pode operar em uma rede 220/127Vca sem problemas de compatibilidade. Em redes de energia precárias, o ideal é utilizar DPS com o valor de Uc maior que o valor de tensão fase/fase, este ato assegura que, em caso de problemas oriundo da rede onde o DPS pode ser exposto a valores fase/fase, não irá se danificar por sobretensão temporária.
-Quando precisarei utilizar um dispositivo backup na instalação do VCL?
A utilização de dispositivos de backup está diretamente vinculada ao valor de corrente de curto circuito presumida (Icc) no ponto de instalação do DPS. O VCL possui desligador interno que, em caso de final de vida útil, realiza a desconexão segura do DPS da linha de energia em locais onde a Icc seja menor que 5kA.
-Quando o VCL CLAMPER atua desarma o disjuntor geral?
Dominantemente surtos elétricos ocorrem em tempo característico de microssegundos e a linha de DPS VCL possui tempo de resposta típico menor que 25ns, estes valores são menores que o tempo atuação dos disjuntores, o que não configura, em ambientes normais de uso, o desligamento do disjuntor quando o DPS atua protegendo os equipamentos eletroeletrônicos.
-A carga do circuito elétrico interfere no dimensionamento do CLAMPER VCL?
O DPS CLAMPER VCL é instalado em paralelo com os equipamentos do sistema e por esse motivo a carga do circuito elétrico não interfere no seu dimensionamento, porém, vale ressaltar que, em locais de instalação onde a corrente de curto circuito presumida (Icc) é superior à 5kA se faz necessário a instalação de um dispositivo backup – fusível gL/gG ou disjuntor curva C – em série com o DPS.
-É necessário rearmar o DPS CLAMPER VCL quando ele atua?
Não, a tecnologia utilizada no CLAMPER VCL faz com que ele atue contra o surto e automaticamente volte ao estado normal de operação, isentando assim a necessidade de intervenção.