O trabalho home office requer cuidados devido à exposição aos surtos elétricos - CLAMPER | Especialista em DPS.
O trabalho home office requer cuidados devido à exposição aos surtos elétricos

O trabalho home office requer cuidados devido à exposição aos surtos elétricos

A CLAMPER, especialista em proteção contra surtos elétricos, aponta a importância do uso de protetores no trabalho home office.

A adesão ao esquema home office – trabalho remoto – entre os brasileiros bate recorde. Tal progresso já vinha sendo impulsionada com a alta do trabalho informal e pela reforma trabalhista, mas se intensificou devido a pandemia do COVID19.

É importante saber que o trabalho remoto requer cuidados com a proteção dos eletroeletrônicos, uma vez que esses são sensíveis aos distúrbios na rede elétrica. E muitas pessoas se enganam quando pensam que esses distúrbios acontecem somente em ambientes corporativos. Por exemplo, o surto elétrico, distúrbio mais comum nas instalações elétricas, queima milhares de aparelhos eletroeletrônicos por ano, mesmo em ambientes residenciais.

O surto elétrico é imperceptível devido a sua curta duração, mas possui um elevado nível de tensão que provoca o desgaste prematuro ou, até mesmo, o dano imediato dos aparelhos dentro da residência. Uma opção prática para mitigar esses problemas é o uso de Dispositivos de Proteção contra Surtos elétricos (DPS).

O Suporte Técnico da CLAMPER dá algumas dicas de como o DPS atua e pode te ajudar no home office protegendo seus eletroeletrônicos.

Surto Elétrico

Os raios são as fontes mais conhecidas de surtos elétricos, principalmente pelos níveis extremamente altos de energia. Estudos apontam crescimento nos pedidos de ressarcimento por danos elétricos no país e que dentre os principais itens reclamados estão os microcomputadores e notebooks.  Mas além dos raios, outras fontes de surtos são as manobras na rede de energia e os chaveamentos de grandes máquinas. Essas fontes, devido a sua repetibilidade, causam o desgaste prematuro dos componentes eletroeletrônicos.

Proteção contra surtos

As máquinas corporativas usadas na realização dos trabalhos remotos também precisam ser protegidas. Nesse cenário, o DPS é o responsável por limitar as sobretensões perigosas e desviar as correntes dos surtos, conforme ilustra a Figura 1. Sua atuação promove segurança e proteção aos equipamentos, além de assegurar a continuidade do trabalho remoto.

A linha Plugue & Use da CLAMPER é composta de diversos dispositivos de proteção contra surtos, alguns deles com múltiplas funções agregadas. Um exemplo são os DPS com filtro de linha, que garantem uma alta atenuação aos ruídos eletromagnéticos (EMI) e de radiofrequência (RFI). Esses DPS proporcionam efetiva proteção contra surtos elétricos e, adicionalmente, uma energia mais “limpa” aos equipamentos a ele conectados.

Vantagens

O investimento nos DPS, especialmente neste momento em que muitos estão adotando a prática do home office, evita a queima, o mau funcionamento ou a redução da vida útil dos eletroeletrônicos.

Essa proteção reflete, além da segurança do bem, em ganhos de produtividade, pois a queima inesperada dos equipamentos pode resultar, além da perda financeira, na perda de arquivos e de tempo para reexecutar tarefas que foram interrompidos.

Conte com a ajuda do Suporte Técnico CLAMPER para garantir tranquilidade também ao seu trabalho home office. Entre em contato pelo telefone (31) 3689-9500 ou e-mail suporte@clamper.com.br.

Bibliografia

ABNT NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão

ABNT NBR 5419:2015 – Proteção contra descargas atmosféricas

ABNT NBR IEC 61643 – Dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão

Livro CLAMPER – Proteção de equipamentos elétricos e eletrônicos contra surtos elétricos em instalações.

Receba notícias CLAMPER