Aparelhos queimados por raios - Compreenda o perigo dos surtos elétricos - CLAMPER | Especialista em DPS.
Aparelhos queimados por raios –  Compreenda o perigo dos surtos elétricos

Aparelhos queimados por raios – Compreenda o perigo dos surtos elétricos

Certamente você já ouviu falar que os raios em tempestades podem provocar a queima de aparelhos elétricos e eletrônicos. Mas, por que isso acontece? Conheça um pouco mais sobre o comportamento dos raios e saiba como evitar grandes perdas com as suas consequências.

aparelhos queimados por raios

O raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre entre as nuvens ou entre nuvem e solo. Representa perigo para as pessoas, edificações e equipamentos. Em média, de 50 a 100 descargas elétricas atingem o planeta terra a cada segundo. O Brasil é o campeão mundial de incidência de raios, registrando de 50 a 70 milhões de descargas atmosféricas por ano.

O raio pode atingir diretamente a rede elétrica, telefônica, de tv e  internet causando um grande surto que é conduzido com toda a sua potência ao longo das redes transmissoras, e, sem a correta proteção, causa a queima dos mais diversos equipamentos eletrônicos conectados a elas.

Quando um raio cai a certa distância da rede elétrica, ele gera um campo eletromagnético que atinge a rede. O surto causado por este campo é conduzido pela rede elétrica a uma distância de até 5km do local de origem.

Em prédios com pára-raios, as pessoas e edifícios estão livres dos danos, Mas seus bens eletroeletrônicos correm ainda mais perigo. Isto ocorre porque, quando um raio é levado para o solo, ele gera uma onda eletromagnética e ela gera surtos elétricos.

Quando um surto elétrico causado por um raio acontece, a tensão da rede pode se elevar a mais de cinco mil volts. Sem a proteção de um DPS, Dispositivos de Proteção contra Surtos, os equipamentos podem ser  seriamente danificados e até mesmo queimados instantaneamente.

Agora que você já sabe os danos e prejuízos que os raios podem causar aos equipamentos que são tão importantes para o seu dia-a-dia, não vai querer contar apenas com a sorte, não é mesmo?

Para proteção de seus eletroeletrônicos contra queimas causadas por raios e surtos elétricos, conte com a Clamper. Referência brasileira na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de DPS.

COMPRAR DPS

A Clamper fabrica Dispositivos de Proteção contra Surtos para os mais diversos tipos de aplicações. Acesse www.clamper.com.br e conheça os nossos produtos.

Receba notícias CLAMPER

    Leia também