4 dicas para garantir a segurança da sua rede elétrica doméstica - CLAMPER | Especialista em DPS.
4 dicas para garantir a segurança da sua rede elétrica doméstica

4 dicas para garantir a segurança da sua rede elétrica doméstica

Independente da região onde mora ou da época do ano, os equipamentos eletrônicos estão sempre expostos a possíveis surtos de tensão. Seja por causa de raios durante uma chuva ou de origem da própria concessionária de energia elétrica, os picos de tensão (ou voltagem) causam grandes danos aos aparelhos.

Que tal tomar alguns cuidados para manter a segurança da rede elétrica doméstica? Leia o nosso post de hoje!

1 – Não conte somente com os estabilizadores e no-breaks

Ao contrário do que muitos pensam, os estabilizadores e os no-breaks não fornecem uma efetiva proteção contra descargas atmosféricas e raios de grande porte. Na prática, esses aparelhos têm a função de manter a tensão estável dos equipamentos (estabilizadores) e de mantê-los funcionando por um determinado tempo, no caso de falta de energia (no-breaks). Mas, sozinhos, eles não são suficientes para manter a segurança da rede elétrica doméstica.

2 – Instale o cabo de cobre no solo

Quando cai um raio na rede elétrica durante a chuva, ele “caminha” pelos fios até encontrar um aterramento, descarregando a tensão no solo. Caso ele atinja uma rede próxima à sua residência, despejará uma grande descarga elétrica com valores muito altos, bem acima dos suportados pelos aparelhos elétricos da sua residência.

Dependendo do caso, o raio pode destruir toda a rede elétrica da residência e causar a queima de todos os equipamentos. Para evitar esse problema, é obrigatório o aterramento da rede elétrica nas residências.

O aterramento é realizado através da instalação de um cabo de cobre diretamente no solo para que, nele, possam ser descarregadas todas as tensões geradas por raios e surtos na rede elétrica. Um bom aterramento é essencial para manter a segurança da rede elétrica doméstica.

3 – Proteja-se com os DPS

DPS (Dispositivo de Proteção contra Surto) é um equipamento que protege a rede elétrica doméstica, tanto de surtos quanto de variações drásticas de tensão, garantindo a integridade de seus aparelhos. É o complemento ideal para o aterramento, fornecendo segurança da rede elétrica doméstica contra descargas atmosféricas e surtos na rede.

Assim, caso um raio caia na rede elétrica próxima a sua residência, o dispositivo desligará o circuito. Dessa forma, ele impedirá que o surto de tensão seja conduzido pelos fios da sua casa e levado para o aterramento, mostrando-se como uma solução eficaz para manter a segurança da rede elétrica doméstica.

Existem dois tipos de DPS disponíveis no mercado: o de uso geral e o individual. O geral é instalado junto à caixa de distribuição, para a proteção de todos os circuitos da residência. Já o individual é instalado circuito a circuito, protegendo um equipamento determinado, como o chuveiro ou a máquina de lavar.

Contrate um eletricista

A instalação do DPS não é de responsabilidade da concessionária de energia elétrica, ficando por conta do consumidor. O mais indicado é contratar um eletricista, que fará a instalação de vários DPS, protegendo toda a rede elétrica de sua casa.

4 – Desligue o modem e telefone fixo

Durante tempestades ou quedas de energia, é indicado desligar o modem e o telefone da tomada, já que as descargas atmosféricas percorrem também a rede telefônica. Como ela não conta com proteção contra raios ou surtos, ambos se tornam vulneráveis.

Evite também usar o telefone fixo durante uma tempestade, pois, além do aparelho, a descarga elétrica pode atingir o usuário, ocasionando graves queimaduras internas e até mesmo a morte.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida sobre como manter a segurança da rede elétrica doméstica? Deixe a sua opinião nos comentários!

Receba notícias CLAMPER