Sustentabilidade: celular com design de “Lego” - CLAMPER | Especialista em DPS.
Sustentabilidade: celular com design de “Lego”

Sustentabilidade: celular com design de “Lego”


O Phoneblock é um celular que você pode montar e desmontar como quiser, com conceito semelhante ao do “Lego” e que busca reduzir a geração de lixo eletrônico. A ideia é do designer holandês Dave Hakkens e mostra como é possível substituir recursos importantes de um smartphone, como seu processador ou sua bateria, tornando possível personalizar ou atualizar o seu aparelho sem a necessidade de adquirir um novo para isso.

O vídeo do projeto alcançou mais de 4 milhões de visualizações no You Tube em poucos dias e faz sucesso tanto entre pessoas preocupadas com sustentabilidade quanto entre consumidores geeks, que aprovam a ideia de ter fácil controle sobre os recursos internos de um celular.

Um bom exemplo de uso do aparelho é pensar em um usuário que goste de fotografias e que poderá  fazer um upgrade na câmera do seu aparelho, sem ter que comprar outro modelo. Os blocos do Phoneblock são ligados por condutores elétricos e, por isso, podem ser trocados a qualquer momento.

Segundo os criadores do projeto, “os dispositivos eletrônicos não são feitos para durar” e é graças a isso que o setor de eletrônicos é um dos que apresenta maior desperdício de materiais e o Phoneblock é uma ótima alternativa para reduzir esse desperdício.

Confira o vídeo do produto:

Receba notícias CLAMPER