Consumo de energia crescerá 56% até 2040 - CLAMPER | Especialista em DPS.
Consumo de energia crescerá 56% até 2040

Consumo de energia crescerá 56% até 2040

A geração de energia para atender à crescente demanda populacional é um dos maiores desafios da humanidade e, pelo resultado de um estudo realizado pela Agência Internacional de Energia (AIE), estima-se que o consumo global de energia deverá crescer 56% até 2040. Metade desse consumo deverá ser atribuído à China e Índia.

O estudo, que consta no relatório International Energy Outlook 2013 (IEO2013), divulgado pela agência no dia 25/07, baseou-se no aumento do Produto Interno Bruto (PIB) em 3,6% ao ano e analisou o período de 30 anos a partir de 2010.

A previsão é de que metade do crescimento desse consumo seja atribuído à China e Índia, com potencial seguido para o Brasil e África do Sul. Na China, o consumo de energia deverá dobrar em relação ao nível consumido pelos Estados Unidos.

Consumo de energias nuclear e renováveis também crescerá

Estima-se que o consumo de energias nuclear e renováveis será o que mais crescerá, com aproximadamente 2,5% ao ano. No entanto, segundo o estudo, os combustíveis fósseis continuarão a prover cerca de 80% do consumo de energia até 2040.

Destaque para o gás natural

O estudo apontou que entre os combustíveis fósseis, o gás natural é o que mais cresce na perspectiva, sustentado pelo aumento do abastecimento de shale gas, principalmente nos Estados Unidos. Enquanto isso, o crescimento do consumo de carvão será maior que o de petróleo até 2030. Assim, o setor industrial representará a maior parcela do consumo de energia.

Com tudo isso, fica evidente a necessidade de um consumo cada vez mais consciente por parte das populações em todo o mundo, minimizando o desperdício de energia. E por menor que seja o impacto dessas pequenas ações no dia a dia, elas poderão contribuir enormemente para o futuro. A Clamper aposta nessa ideia.

Receba notícias CLAMPER