Saiba como melhorar o sinal Wi-Fi na sua casa - CLAMPER | Especialista em DPS.
Saiba como melhorar o sinal Wi-Fi na sua casa

Saiba como melhorar o sinal Wi-Fi na sua casa

Quem tem wireless em casa, sabe bem a comodidade que é poder acessar a internet de vários cômodos, sem usar metros e metros de fios. Mas o grande problema é que muitos reclamam da qualidade desse sinal, mesmo estando a poucos metros da atena que o transmite, por isso, a Clamper preparou algumas dicas para te ajudar a melhorar seu sinal Wi-Fi.

É preciso destacar que o problema pode estar tanto no seu computador quanto no roteador Wi-Fi e para identificá-lo basta ir seguindo as dicas abaixo e verificando se houve melhora no seu sinal.

Problema no computador

Uma verificação sobre a qualidade do seu computador irá ajudar bastante nesse processo. Verifique se os drivers de todos os dispositivos estão atualizados e se a placa de recepção Wi-Fi está funcionando bem, pois ela pode não ser boa o bastante ou estar apresentando problemas e, nesse caso, a solução é comprar uma nova placa PCI ou um adaptador USB para recebimento de sinal sem fio. Verifique também se os drivers de todos os dispositivos estão atualizados.

Problema no roteador

O primeiro passo é posicionar bem o roteador. Coloque-o em um local alto e completamente livre de obstáculos, no local mais central da casa, se possível, afinal, ficará mais fácil distribuir o sinal se ele estiver bem posicionado. E deixe sempre as antenas  apontadas para cima.

Falando em antenas, lembre-se de verificar a potência das antenas de transmissão do sinal, que é medida em dBi. Com antenas mais potentes os obstáculos e a distância tornam-se um problema menor. Tente trocar as antenas do seu roteador e verifique se houve melhora.

Outro ponto importante é atualizar o firmware, pois essa atualização do software pode fazer uma enorme diferença na qualidade do seu sinal. É só acessar o site do fabricante e seguir as instruções para atualização.

Além disso, a frequência que o roteador utiliza para transmitir o sinal pode estar sofrendo interferências. Nesse caso é preciso mudar a frequência para que não haja mais nenhuma interferência na transmissão do sinal.

Use os chamados repetidores. Eles funcionam reenviando o sinal do roteador principal pela casa, garantindo assim uma qualidade maior na recepção do sinal distribuído pelos vários cômodos da sua residência.

Solução caseira

Para quem quiser tentar uma solução caseira, muitos recomendam a latinha de alumínio. Basta lavar bem a latinha, cortá-la no fundo dela e depois cortar no sentido vertical até um centímetro da tampa. Corte as laterais deixando uns três ou quatro centímetros intactos e encaixe a latinha na antena do roteador. Pronto. Quem usou garante que melhora.

Mas uma coisa é fato: para evitar danos aos seus aparelhos conectados à rede elétrica, lembre-se sempre de usar os DPS da Clamper. Só assim você evita problemas com raios e surtos elétricos. Dê uma passadinha na loja virtual da Clamper e confira os melhores produtos.

Receba notícias CLAMPER