Ladrões do consumo: Iluminação residencial - CLAMPER | Especialista em DPS.
Ladrões do consumo: Iluminação residencial

Ladrões do consumo: Iluminação residencial

Preocupadas com a segurança e com o conforto e também com a prevenção aos acidentes, especialmente à noite, a iluminação de uma residência é um dos pontos mais importantes a ser considerado em uma construção ou reforma. Mas sem dar atenção aos pequenos detalhes, o consumo de energia e o prejuízo com o valor da conta podem ser grandes.

A iluminação de uma residência pode responder por até 20% do total da sua conta de energia elétrica. Portanto é preciso adotar algumas medidas que consigam contribuir para a economia de energia elétrica na iluminação de uma residência:

1 – Opte por lâmpadas fluorescentes ao invés das incandescentes. Elas iluminam tanto quanto as incandescentes e chegam a durar até 8 vezes mais. São ideais para a garagem, a cozinha e a área de serviço.

2 – Durante o dia, opte sempre pela luz natural. Não acenda lâmpadas sem necessidade.

3 – Evite deixar luzes acesas em ambientes sem ninguém.

4 – Use iluminação dirigida (spots), especialmente para ler e escrever.

5 – Pintar as paredes e tetos com cores claras ajuda a iluminação interna, pois refletem a luz do dia. Assim reduzem a necessidade de usar a luz elétrica.

6 – Se você possui lustres e luminárias, cuide para que estejam sempre limpos, para evitar o uso de mais de uma fonte de luz.

7 – Use os lustres ou globos transparentes e mantenha-os limpos.

8 – Use lâmpadas com temporizadores ou sensores de presença nos ambientes em que o trânsito seja constante, mas breve, como corredores, por exemplo.

9 – Use lâmpadas com voltagem (volts) compatível a da tensão da rede elétrica na sua cidade. Lâmpadas de tensão menor que duram menos e queimam mais. A tensão das lâmpadas incandescentes vem impressa no bulbo.

10 – Não use lâmpadas fluorescentes compactas e circulares com minuteria, pois o acende e apaga reduzirá sua vida útil.

Receba notícias CLAMPER