Ladrões de energia: o chuveiro elétrico - CLAMPER | Especialista em DPS.
Ladrões de energia: o chuveiro elétrico

Ladrões de energia: o chuveiro elétrico


O consumo de energia no inverno costuma diminuir um pouco, pois o uso de aparelhos como ar condicionado e ventilador diminui bastante, com tudo, o uso do chuveiro elétrico, um dos maiores vilões do consumo de energia, acaba sendo maior e com a potência aumentada para proporcionar um banho mais quente. O resultado é o aumento no consumo e na conta.

Com a chave do chuveiro na posição inverno o gasto de energia é 30% maior que na posição verão. Estima-se que quatro banhos diários, de cerca de 10 minutos cada, equivalem a cerca de R$ 40 por mês. O valor pode representar até 45% da fatura de energia elétrica.

Dicas para reduzir o consumo

1 – A primeira dica é evitar banhos longos. Nada de ficar cantando durante o banho.

2 – Selecione a opção verão, sempre que puder. Se não estiver tão frio a ponto de usar o chuveiro na posição inverno, mantê-lo na posição verão é bem mais econômico.

3 – Fique atento e evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.

4 – Durante o banho, ao se ensaboar, feche a torneira.

5 – Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará aumento do consumo além de ser muito perigoso. Compre outro chuveiro ou troque a resistência.

6 – Para sua segurança nunca encoste no chuveiro elétrico com o corpo molhado.

7 – Faça a limpeza dos furos do chuveiro (desligue a energia para isso), periodicamente, para facilitar a vazão de água.

Clamper recomenda a todos que fiquem atentos a essas dicas para um consumo mais equilibrado e consciente e uma boa economia na sua conta ao final de cada mês.

Receba notícias CLAMPER