Dicas práticas para economizar energia em casa - CLAMPER | Especialista em DPS.
Dicas práticas para economizar energia em casa

Dicas práticas para economizar energia em casa

A vida moderna trouxe facilidades e com ela a necessidade de gastar mais energia para poder usufruir de toda a tecnologia à nossa volta. Com isso, além de prejudicarmos o nosso bolso e gastarmos cada vez mais com a conta de luz, estamos contribuindo para um futuro com enormes dificuldades de abastecimento. Mudar nossos hábitos é mais que necessário.

Com isso, os governos precisam se mobilizar para garantir o abastecimento e evitar apagões e falhas no fornecimento de energia, mas a responsabilidade precisa ser compartilhada com o cidadão. Portanto, confira algumas dicas práticas para reduzir o consumo e contribuir significativamente com o futuro.

1 – Nada de luzes acesas onde não tem ninguém. Use temporizadores e sensores de presença nas escadas, corredores e passagens onde não há longa permanência de pessoas. Além disso, o uso de dimmers também é recomendado, pois controlam a intensidade da luz.

2 – Faça uso da luz natural. Essa é uma maneira excelente de economizar. Se for reformar, veja a possibilidade de contar com uma claraboia em sua casa ou fazer uma grande abertura, para usar menos luz elétrica. Além disso, deixe as mesas de trabalho perto das janelas.

3 – Nas áreas externas, use fotocélulas, pois com elas as luzes só irão se acender à noite, assim como nos postes de iluminação pública, eliminando as chances de serem esquecidas acesas durante o dia.

4 – Troque suas lâmpadas por lâmpadas mais econômicas. As de Led, as Fluorescentes Tubulares e as Fluorescentes compactas, são as mais indicadas.

5 – Pinte a casa com cores claras, pois essas cores tem a capacidade de refletir e espalhar a luz pelo ambiente, reduzindo a necessidade de manter luzes acesas durante o dia.

6 – Fique atento ao comprar eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Verifique se possuem o selo Procel de Economia de Energia, de preferência os da Categoria A.

7 – Cuide do seu ar condicionado. Mantenha os filtros limpos e não deixe o aparelho ligado quando o ambiente estiver desocupado.

8 – Não deixe o seu fogão próximo à sua geladeira, pois um pode atrapalhar o desempenho do outro.

9 – Evite usar aparelhos de alto consumo de energia nos horários de pico. Aparelhos como chuveiro e ferro de passar consomem muita energia e a recomendação é para que sejam usados em outros horários.

10 – Não forre as prateleiras da sua geladeira, pois isso irá dificultar o resfriamento do aparelho e consumir mais energia. E ao utilizá-la, não deixe a porta aberta e nem fique abrindo o aparelho a todo o momento.

11 – Elevadores ou escadas? Se for subir um ou dois andares, dê preferência a subir sem o elevador, pois além de economizar energia, fará bem à sua saúde.

12 – Faça uma revisão nas suas instalações elétricas para verificar se está ocorrendo algum desperdício de energia. Confira aqui nossas dicas para revisar suas instalações elétricas.

São dicas simples e preciosas para fazer a diferença. E já que falamos em economia, só com os dispositivos de proteção da Clamper você evita transtornos e prejuízos com os seus eletroeletrônicos, mantendo-os seguros contra raios e surtos elétricos.

Receba notícias CLAMPER