Vários produtos Clamper são da linha “plugue e use”, mas existe uma classe de aparelhos que, uma vez instalados na caixa de distribuição de energia, protegem a rede elétrica da casa, pois se destina a limitar sobretensões transitórias e evita o dano causado por surtos. Em média, custa 4% ou menos do valor do aparelho ou do prejuízo causado pela sua falta.
O Clamper VCL Slim, por exemplo, funciona protegendo aparelhos eletroeletrônicos ligados à rede elétrica contra sobretensões como descargas atmosféricas ou manobras no sistema elétrico causado pelo liga-desliga de grandes máquinas e equipamentos industriais, como elevadores e ar condicionado no ambiente doméstico, conectados na mesma rede de energia. Ele funciona instalado entre linha e neutro, linha e terra ou entre neutro e terra em quadros de distribuição e comando. A sigla VCL significa “Varistor Clamper”.
O equipamento possui um desligador interno que desconecta o DPS (dispositivo de proteção contra surtos) da rede elétrica no seu fim de vida útil ou quando ocorrer uma sobretensão além de sua capacidade ou se houver acidentes na rede elétrica. Também possui um sistema de sinalização mecânica que indica o estado de operação, facilitando a verificação quanto ao momento certo para a sua substituição.
Este dispositivo foi projetado de forma que facilita a montagem conjunta de várias unidades, conectados diretamente ou indiretamente ao barramento ou a outros componentes dos quadros de distribuição de circuitos.
São duas versões do VCL Slim: Clamper VCL 275V 20 KA Slim e Clamper VCL 275V 45 KA Slim, mas a linha de VCL da Clamper tem ainda outros modelos. E na Loja Virtual da Clamper você ainda pode comprar em até 3 vezes sem juros no cartão de crédito!
Confira as especificações técnicas deste VCL Slim:
Boa tarde, comprei o ligaçao do Clamper VCL Slim para residencia 20 ka, e gostaria que me enviassem o esquema de ligação do mesmo, pois estamos em duvida quanto a ligação do mesmo! (se a saida do clamper é ligado no neutro ou terra)
obrigado!
Bom dia! Ontem às 15:50 o Suporte Técnico da Clamper enviou um e-mail para você esclarecendo a sua dúvida. Muito obrigado e sempre que necessário estamos à disposição!
oláá, tenho dúvida qual dispositivo instalar aqui no meu ap, aqui é monofásico, 110v e só possui fase e neutro grato
Boa Tarde Deberson. Para sanar as suas dúvidas você pode acessar este link: http://ow.ly/hOTqE Ou então entrar em contato com o suporte técnico através do número: 0800 70 30 555. Caso tenha mais alguma dúvida, estamos à sua disposição!
oláá tenho dúvida qual dps instalar aqui no meu ap, aqui possui para-raio, sempre da pico de energia danificando os aparelhos, e tbm descarga atmosférica, aqui é monofásico 110v , fase e neutro..grato
Olá Deberson. Já respondemos a sua dúvida. Favor verificar neste link: http://ow.ly/hOU34
E o outro resultado deste outro link acima é este: petter.pedagogia@gmail.com.
Como o Deberson, também preciso de uma resposta definitiva, que até agora, não encontrei em nenhum lugar: Vou ter algum nível de proteção ligando um VCL entre o fase e o neutro (rede de 110V)? SIM ou NÂO? Não tenho o terceiro polo de aterramento disponível no apartamento.
Devo investir em um VCL, contando apenas com o neutro, SIM ou NÃO?
O VCL no painel de distribuição funciona no modo diferencial, SIM ou NÃO?
Por favor, responder um SIM ou um NÃO para cada uma das respostas acima, pois já estou começando a perder a confiança no produto VCL por falta de uma resposta clara!
Obrigado.
Olá, Petter, bom dia! Para a linha VCL quando não houver condutor de terra especifico, o sistema de aterramento é considerado TN-C (neutro e terra combinados) e neste caso se instala uma peça da linha VCL entre cada fase e neutro. Essa ligação é recomendada por norma. Sempre que necessário, você pode entrar em contato diretamente com a nossa área técnica, basta enviar um e-mail para suporte@clamper.com.br ou ligar para (31)3689-9551.
Forte abraço! #EquipeCLAMPER
Boa tarde, gostaria de receber esquema de ligação do VCL 45kA para 3 fases e neutro
Roque, segue o esquema solicitado:
Bom dia, Gostaria de receber o esquema de ligação do CVL SLIM. Agradeço
Bom dia. Instalei um DPS Clamper 275 K 20 KA no QDC. Alimentei uma extremidade com 110 V ( medi a tensão de entrada para ter certeza que está entrando 110V ) e a outra conectei ao Terra. Porém não aparece nada no visor do STATUS. O que devo fazer ? Tenho dois DPS em meu QDC e o problema apresentado está em ambos ?
Bom dia equipe Clamper!! Comprei ( 03 ) Dispositivos DPS 20 KA 275V, mais tenho dúvida se essa potência de 20 KA é a ideal para a proteção de meus equipamentos, sou um usuário doméstico, tentei falar no 0800 e o outro telefone fixo que está no site e não consigo falar com ninguém.
Por favor me informe qual dessas potência posso instalar: 15 KA, 20 KA, 30 ou 45 KA? Aguardo respostas….
Att: Pedro Cabral / SP.
Oi Pedro, bom dia. Tudo bem?
Entre em contato diretamente com o nosso suporte técnico através do e-mail, suporte@clamper.com.br. Assim, todas as suas dúvidas serão esclarecidas brevemente.
Forte abraço,
#EquipeClamper
Instalei 3 clamper em um qdg e ele nem mostram status,, o que pode ser,. Ele demora a mostrar o status???? 20ka , trifásico , sendo 3fases de 127 volta..
Oi Renato, bom dia. Tudo bem?
Nesse caso o ideal é que você entre em contato diretamente com o nosso suporte técnico e informe o seu problema, rapidamente você será respondido. Basta enviar um e-mail para suporte@clamper.com.br
Forte abraço,
#EquipeClamper
Comprei o VCL Slim as instruçoes para instalação estão com letras minusculas dificiu de ler gentileza melhorar o restante o produto e de ótima qualidade. Att: jose antonio
Oi José Antônio. Tudo bem?
Agradecemos por escolher os produtos Clamper e também o envio de sua sugestão. Enviaremos ao setor responsável para que possam analisar a viabilidade de implementá-la.
Forte abraço,
#EquipeClamper
Bom dia, se possível gostaria de poder receber em meu email manuais de instruções dos VCL SLIM , grato.
Olá Marco, bom dia. Tudo bem?
Encaminhe um e-mail para o nosso suporte técnico e receba todas as informações que precisa. O endereço é suporte@clamper.com.br, brevemente nossa equipe retornará o seu contato.
Forte abraço,
#EquipeClamper
COMPREI O VCL SLIM PRA ESTALAR MAS ESTOU EM DUVIDA POR QUE O TERRA DA MINHA CASA E JUNTO COM O FIO NEGATIVO, GOSTARIA SE ME ENVIASSE UM ESQUEMA DE ESTALACAO DO MESMO PARA EU PODER ESTALAR OBRIGADO
Olá Cristovam, boa tarde!
Para obter mais informações sobre a instalação de nossos produtos, envie um e-mail para suporte@clamper.com.br. Brevemente nossa equipe retornará o seu contato.
Forte abraço,
#EquipeClamper
Tenho instalado em minha casa Clamper, que são ligados após o disjuntor geral e ao terra. Assim imagino que esteja correto. Contudo, vi um quadro elétrico em outro local que havia um disjuntor em série com o Clamper, ou seja, ao sair do disjuntor geral, passava por este outro disjuntor, para então ser ligado ao Clamper. Isto está correto? O disjuntor geral é de 70A e o disjuntor em série com o Clamper é de 32A. Todos trifásicos. Outra dúvida: é esperado que o disjuntor geral desligue quando o Clamper atuar e desviar corrente para o terra? Obrigado.
Olá Adalbery, tudo bem?
O disjuntor que você viu instalado em série com o DPS é chamado de dispositivo proteção backup (DP), definido por norma e com a função de garantir o desligamento seguro do DPS quando chegar o seu final de vida útil. Nos protetores da CLAMPER, linha VCL Slim, esse dispositivo backup somente se faz necessário quando a corrente de curto circuito (Icc) do quadro for superior a 5kA.
Caso a corrente de curto circuito (Icc) presumida no ponto de instalação dos DPS seja superior a 5kA devem ser previstos Dispositivos de Proteção de Backup – DP Backup em série com cada DPS a ser conectado às fases. Se 10kA ≥ Icc > 5kA, pode-se utilizar disjuntores monopolares curva C de, no máximo, 50A ou fusíveis gL/gG de, no máximo, 100A para modelos VCL monobloco e 125A para modelos VCL plugáveis. Se Icc > 10kA, apenas fusíveis devem ser utilizados com as mesmas especificações anteriores.
Caso tenha outras dúvidas, você pode enviar um e-mail para o nosso suporte técnico, o endereço é suporte@clamper.com.br ou ligue (31) 3689-9500.
Forte abraço! #EquipeCLAMPER
Comprei quatro dps Camper de 275v 45 0ka AC, onde o manual expecificava que a máxima tenção era 275v, instalei em uma tenção de 120v e o led de sinalização verde não acendeu.
Pergunta o dps de 275v AC não serve para uma tenção de 120v AC ?
Obs: a forma como está orientando no manual leva a uma interpretação que o dps Camper de 275v 45 0ka AC não pode ser usado em uma tenção acima de 275v. Com essa cituação estou em pendências com meu cliente, oque pode ser feito para solucionar ? Atenciosamente agradesso pela atenção.
Oi Paulo, bom dia. Tudo bem?
O produto CLAMPER adquirido por você não possui sinalização em LED. A sinalização desse DPS é feitA através de bandeirola.
Ou seja, quando o mesmo chegar ao final de sua vida útil, esse sinalizador verde, será alterado para vermelho. Dessa forma, você saberá que há a necessidade de substituí-lo.
Caso tenha outras dúvidas, você pode enviar diretamente para o suporte técnico, o endereço é suporte@clamper.com.br.
Forte abraço! #EquipeCLAMPER
Boa tarde. É possível fazer uso do Clamper de 275V em uma rede de 127V sem diminuir o grau de proteção do produto contra surtos?
Olá Rodrigo, tudo bem? O valor Uc é a máxima tensão de operação contínua do DPS, ou seja, o VCL de 275Vca pode operar em uma rede 220/127Vca sem problemas de compatibilidade. Em redes de energia precárias, o ideal é utilizar DPS com o valor de Uc maior que o valor de tensão fase/fase, este ato assegura que, em caso de problemas oriundo da rede onde o DPS pode ser exposto a valores fase/fase, não irá se danificar por sobretensão temporária. Forte abraço! #EquipeCLAMPER
Boa tarde, comprei o ligaçao do Clamper VCL Slim para residencia 20 ka, e gostaria que me enviassem o esquema de ligação do mesmo, pois estamos em duvida quanto a ligação do mesmo! (se a saida do clamper é ligado no neutro ou terra)
obrigado!
Oi, Rogério, bom dia!
Desculpe a demora para respondê-lo.
Através do link http://www.clamper.com.br/multimidia/impressos/, você pode visualizar todos os materiais desenvolvidos pela CLAMPER para auxiliar nesse processo. Você pode baixar o catálogo ‘DPS para Quadros de Distribuição de Energia Elétrica’ e conferir as informações que precisa. Caso as dúvidas permaneçam, envie um e-mail para suporte@clamper.com.br e brevemente nossa equipe retornará o seu contato. Forte abraço! #EquipeCLAMPER