Um período complicado, onde o Brasil atravessava dificuldades econômicas que refletiam diretamente no mercado. Este era o cenário enfrentado pela CLAMPER em 1998, que num ano marcado por adversidades, teve a coragem e ousadia de lançar a segunda geração do VCL, padrão NEMA. O VCL, que até então poderia ser compreendido como um componente de proteção (Varistor) encapsulado, passou por uma total reformulação, se tornando um produto completo, com características de performance, de proteção e segurança. O lançamento da segunda geração do VCL obteve um grande sucesso, despertando o interesse de vários segmentos, como concessionárias de energia, empresas de telecomunicações e muitos outros. Frente ao panorama de instabilidade enfrentado pela grande maioria das empresas neste período em nosso país, pode-se dizer que a segunda geração do VCL significou a salvação da empresa, sendo um marco para a história da CLAMPER.  A partir daí, o plano de investimento para o varejo tomou forma e a CLAMPER passou a trabalhar com muito mais peso no setor de marketing, com desenvolvimento de embalagens, campanhas e ações voltadas ao varejo.