Rede elétrica: erros para evitar e cuidados que você precisa ter - CLAMPER | Especialista em DPS.
Rede elétrica: erros para evitar e cuidados que você precisa ter

Rede elétrica: erros para evitar e cuidados que você precisa ter

Cuidados para se ter com a rede elétrica

A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade divulgou que o número de mortes causadas por choques elétricos aumentou em 17% de 2013 para 2014. Além disso, existem muitos outros acidentes que causam danos físicos e materiais, comprometendo a segurança de outras pessoas e da rede elétrica em geral.

Quais cuidados tomar para garantir o máximo de segurança? Conheça as questões da rede elétrica que mais merecem sua atenção, quais cuidados tomar e quais erros evitar!

Distância mínima entre medidores e dispositivos

A Light, concessionária de energia, estabeleceu uma regulamentação que exige que, em prédios, a distância mínima entre os medidores de luz e de gás seja de, pelo menos, 5 metros. Essa distância é importante porque uma faísca ou fagulha gerada pelo medidor de energia pode entrar em contato com um possível vazamento de gás, levando à combustão. Com isso, não apenas os medidores de luz e gás devem ficar distantes, mas também é importante manter uma distância mínima entre itens perigosos, como manter itens inflamáveis distantes de uma saída da rede elétrica, por exemplo.

Cuidados durante chuvas e tempestades

Durante as chuvas e as tempestades é preciso ter mais cuidado, porque a água pode ser uma boa condutora de energia elétrica. Por isso, é importante manter o chuveiro desligado em um momento de tempestade, por exemplo.

Erros de instalação

Já os erros de instalação prejudicam a rede elétrica e são muito comuns, como a fiação dimensionada de maneira incorreta ou a instalação feita por pessoas que não sejam habilitadas para o serviço. A sobrecarga de disjuntores e o uso de materiais de baixa qualidade também são considerados erros de instalação Para evitar esses problemas, o cuidado mais importante deve ser a contratação de um profissional experiente e capacitado para fazer a instalação de toda a rede elétrica, assim como a troca de itens como o chuveiro.

Manutenção da rede elétrica

A rede elétrica também precisa de manutenção e um erro muito comum é o de proprietários que simplesmente ignoram essa necessidade. Por isso, o ideal é que a cada 10 anos, no máximo, seja feita uma avaliação de toda a fiação do imóvel para que sejam identificados e corrigidos possíveis problemas. Caso a rede elétrica apresente qualquer problema ou anormalidade antes desse tempo, a manutenção deve ser realizada imediatamente, garantindo segurança e proteção.

Tensões elétricas diferentes

Principalmente para quem se muda para um novo imóvel, pode ser difícil ter a certeza sobre qual a tensão da rede elétrica em geral — nesse caso, 127 ou 220 V. Se a rede for de 127 V e você conectar um aparelho de 220 V, nada acontecerá, mas no caso oposto, o aparelho poderá queimar e gerar um curto circuito na rede. Por isso, é muito importante ter cuidado a respeito de tensões elétricas diferentes para garantir o máximo de segurança.

Proteção a tomadas

Outro erro é a falta de proteção a tomadas, o que é especialmente grave quando se tem crianças pequenas e animais de estimação por perto. Colocar o dedo na tomada — ou, pior, um objeto metálico — pode originar choques severos.

O principal cuidado nesse sentido, deve ser o de proteger as tomadas para que elas não sejam acessadas quando não estiverem sendo usadas. Quando se fala em redes elétricas, todos os cuidados são fundamentais e é muito importante evitar erros que podem causar danos mais graves, como curtos circuitos e combustões. Ao saber quais são esses erros e quais cuidados tomar, entretanto, você poderá manter a rede elétrica segura e ativa, garantindo o máximo de aproveitamento.

Tem outras dicas ou comete algum desses erros? Aproveite os comentários para contar para a gente!

Agora que você está mais por dentro sobre as bandeiras tarifárias e como economizar energia, que tal saber como proteger seus aparelhos elétricos? Conheça Dicas para garantir a segurança da sua rede elétrica doméstica! Baixe também nosso Guia de Proteção Clamper e não perca seus aparelhos por causa de surtos elétricos.

Receba notícias CLAMPER