Primeiros socorros em caso de choque elétrico - CLAMPER | Especialista em DPS.
Primeiros socorros em caso de choque elétrico

Primeiros socorros em caso de choque elétrico

O choque elétrico é uma das principais causas de acidentes no mundo, resultado da passagem de uma corrente elétrica através do corpo. Essa corrente pode causar queimaduras, perda de membros e até mesmo parada cardiorrespiratória. Portanto, saiba como se prevenir e como socorrer possíveis vítimas de choques elétricos.

Para lidar com o choque elétrico é preciso observar os riscos que estão à nossa volta e não vacilar. Hoje, no Brasil, estima-se que quatro pessoas são vítimas de choques elétricos a cada dia, ficando com graves sequelas ou perdendo a vida. Quase sempre a desatenção e o desconhecimento são os principais fatores que levam a esses acidentes.

Como socorrer em caso de choques elétricos

1 – Use objetos isolantes como cobertas ou toalhas (secas) para enlaçar a vítima e puxá-la para desprender a pessoa do objeto que conduz a energia. Nunca toque no corpo da vítima durante o choque elétrico. Tente desligar a chave geral o quanto antes.
2 – Tente chamar pela vítima para reanimá-la. Caso os sentidos não retornem, proceda com a massagem cardíaca.
3 – Se a pessoa recuperar a consciência procure mantê-la calma.
4 – Ligue para o SAMU (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193) e peça ajuda imediata.

É claro que a melhor forma de lidar com choques elétricos é evitando que ocorram e isso pode ser feito através de alguns cuidados básicos. Veja como evitar choques elétricos:

1 – Se precisar mexer na parte elétrica da sua casa, opte sempre por um especialista. Se não puder, lembre-se de desligar a chave geral.
2 – Não deixe fios desencapados. Basta tocá-los para que um acidente aconteça.
3 – Nunca troque lâmpadas ou execute qualquer tarefa que envolva eletricidade com o corpo molhado, já que a água é excelente condutora de energia.
4 – Proteja as tomadas com protetores para evitar que as crianças sofram acidentes (mais informações aqui).
5 – Oriente crianças e adolescentes sobre os riscos de soltar pipas próximos à rede elétrica e a jamais tentar tirá-las caso se prendam aos cabos de energia.
6 – Invista em produtos como os DPS da Clamper, a melhor proteção contra raios e surtos elétricos para os seus equipamentos.

Baixe nosso guia de proteção para saber mais sobre como proteger sua rede elétrica e seus aparelhos. Proteção e segurança devem sempre ser colocadas em primeiro lugar.

Receba notícias CLAMPER