// Empresa certificada

Mitos

  • O estabilizador protege contra raios?

    Não. Os estabilizadores têm a função principal de minimizar pequenas variações na voltagem da rede elétrica. Entretanto, estes produtos estão caindo em desuso porque as variações na rede elétrica são limitadas pela ANEEL e estão em patamares suportáveis pelos equipamentos.

  • O filtro de linha protege contra raios?

     Não. Os filtros  de linha tem função de atenuar ruídos causados por interferências de radiofreqüência e eletromagnéticas. Para a proteção dos equipamentos contra os efeitos dos raios bem como surtos de manobra (picos repentinos de tensão), surtos provocados pelo ligar e desligar da rede elétrica e por blecautes deve-se utilizar DPS.

  • Como funciona um protetor contra raios?

    O protetor eletrônico Clamper desvia as sobretensões de altíssima potência e curtíssimo tempo de duração, por meio do condutor de neutro, que é aterrado, protegendo assim, os  equipamentos eletrônicos ligados na tomada.

  • Os raios e surtos elétricos podem atingir meus aparelhos eletrônicos apenas pela rede de energia?

    Não. Os surtos elétricos também podem atingir os equipamentos eletroeletrônicos através das linhas de telefonia, TV e internet.

  • Precisamos desligar os aparelhos eletrônicos da tomada no período das chuvas?

    Instalando protetores eletrônicos Clamper pode-se utilizar os equipamentos tranquilamente, inclusive durante as tempestades.

  • Se minha casa tem para-raios externo (SPDA), meus aparelhos já estão protegidos?

    Os pára-raios externos têm a finalidade de proteger as estruturas dos edifícios e casas e, indiretamente, as pessoas que neles estão, evitando que a estrutura sofra uma rachadura ou mesmo incendeie durante a queda de um raio. Entretanto, eles não protegem os equipamentos eletroeletrônicos contra os surtos elétricos.

  • Somente raios podem queimar os aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos?

    Não. Os raios são uma das causas de queima de equipamentos eletroeletrônicos. Eles podem atingir os equipamentos diretamente mas, na grande maioria das vezes, são os surtos elétricos gerados pelos raios, que atingem os equipamentos. A grande ameaça para os equipamentos eletroeletrônicos são os surtos elétricos, que além de gerados pelos raios, também são gerados por quedas de energia e o constante “ligar e desligar” de vários equipamentos presentes no nosso dia a dia.

  • Um raio pode cair várias vezes em um mesmo lugar?

    Sim. Há registros de 80 descargas elétricas em uma mesma torre.