// Empresa certificada

Dúvidas Frequentes

  • Mesmo que no quadro elétrico da minha casa tenha disjuntor e DR é preciso instalar o DPS?

    O DPS é o único (entre todos os citados) que tem a função (e a capacidade) de proteger os eletroeletrônicos contra surtos elétricos. Seu uso é exigido por Normas Técnicas, Brasileira e de outros países. A não utilização de DPS constitui um risco calculado e assumido do ponto de vista material. Em nenhuma hipótese a proteção pode ser dispensada se essas conseqüências puderem resultar em risco direto ou indireto a segurança e a saúde das pessoas.  

     

  • O CLAMPER VCL de 275V pode ser utilizado para aplicação em 127V?

     Sim, pois o nível de proteção proporcionado pelo protetor (<=1.500V) está dentro do valor suportado pelos equipamentos eletroeletrônicos alimentados em 127V. Adicionalmente, temos que considerar a possibilidade de a tensão entre fase e neutro chegar ao valor da tensão entre fases, nas eventuais sobretensões temporárias por perda de neutro nos esquemas TN e TT e falta a terra no esquema IT, o que não causaria danos ao DPS se a sua tensão for de 275V. Por isso, os protetores de 175V somente deverão ser aplicados, conforme a conveniência técnica e orientação profissional.

  • O CLAMPER VCL deve ser instalado antes ou depois do disjuntor geral?

     Ele deve ser instalado depois do disjuntor geral e antes do DR (se houver).

  • O CLAMPER VCL possui polaridade?

     Não, as conexões de fase ou neutro ou terra podem ser feitas em quaisquer dos terminais.

  • O pára-raios externo protege os equipamentos contra os efeitos dos raios?

    O para-raios externo (SPDA) não protege os equipamentos contra os efeitos das descargas atmosféricas. Sua finalidade é de proteger a edificação e, indiretamente, as pessoas que nela estão. Portanto para a proteção de seus equipamentos eletroeletrônicos contra os efeitos dos raios é necessário instalar os DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos elétricos).

  • Qual é basicamente o princípio de funcionamento do CLAMPER VCL?

    O protetor é acionado pela tensão. Qualquer elevação transitória da tensão acima do valor de disparo do mesmo será controlada. Portanto, ele oferece proteção contra surtos (sobretensões transitórias). É importante ressaltar que o produto protege os eletroeletrônicos contra os surtos conduzidos pela rede eletrica.As demais conexões, tais como, a rede telefônica e de TV a cabo,dentre outros, devem receber protetores específicos.

  • Qual é o tempo de vida útil do CLAMPER VCL?

    Baseados em cálculos estatísticos e parâmetros medianos, por exemplo, estimamos que o VCL de 45kA possua uma vida útil de aproximadamente 10 anos quando instalado em locais de alta exposição a surtos. A vida útil do produto é variável e depende da quantidade, intensidade e duração dos surtos elétricos na instalação em comparação à capacidade do produto.Para uma mesma condição de exposição a surtos elétricos da instalação, quanto maior a capacidade de condução de corrente de surto do protetor, maior o seu tempo de vida útil. Vale mencionar que os valores de correntes de surto normalmente incidentes nas entradas das instalações são várias vezes menores que a capacidade do protetor e isto faz com que o mesmo possa atuar  até milhares de vezes sem se danificar.