Monitorando a incidência de raios no Brasil - CLAMPER | Especialista em DPS.
Monitorando a incidência de raios no Brasil

Monitorando a incidência de raios no Brasil

Monitorando a incidência de raios no Brasil

Como sabemos, o Brasil é o país com maior incidência de descargas atmosféricas do mundo. E para vários setores é muito importante ter dados sólidos sobre esses fenômenos, principalmente em tempo real. Mas como acompanhar tudo isso de forma confiável?

O site da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (RINDAT) é uma excelente ferramenta nesse sentido. Logo na página inicial do seu site já podemos verificar o Mapa de Raios em Tempo real, que nos dá as informações instantâneas das áreas onde há registro de raios, com possibilidade de filtro por vários espaços de tempo e checar o mapa por relevo, cobertura e ainda a posição dos sensores que fazem essa detecção atmosférica.

A Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas surgiu a partir de um convênio de cooperação técnico-científico entre a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), FURNAS (Furnas Centrais Elétricas), o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná), e consiste em uma rede extensa de sensores capazes de registrar os raios do tipo nuvem-solo, que são a maioria dos raios que acontecem em território brasileiro. A RINDAT é a terceira maior rede de monitoramento do mundo em área coberta, menor apenas que as redes que monitoram os raios nos EUA e no Canadá.

Receba notícias CLAMPER