CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA RECOMENDA A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA RAIOS E SURTOS ELÉTRICOS. NORMA: ABNT NBR 5419 - CLAMPER | Especialista em DPS.
CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA RECOMENDA A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA RAIOS E SURTOS ELÉTRICOS. NORMA: ABNT NBR 5419

CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA RECOMENDA A UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA RAIOS E SURTOS ELÉTRICOS. NORMA: ABNT NBR 5419

DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

Os raios atingem diretamente a rede elétrica ou suas proximidades, preferencialmente em lugares descampados e altos, causando aumento de tensão. Essa sobretensão se propaga na rede até que haja um ponto com passagem para a terra.

Proteção de redes de baixa tensão
Existem vários equipamentos para proteção de redes de baixa tensão. Os mais comuns são os para-raios de baixa tensão (varistores), supressores de surtos, que podem ser encontrados no comércio especializado.

Para o  funcionamento correto desses equipamentos, é necessário que eles sejam especificados adequadamente, que a rede elétrica seja bem aterrada e que o condutor neutro seja contínuo, bem dimensionado e com emendas bem feitas. O bom aterramento (hastes, malha de terra, condutores de descida) é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Para equipamentos sensíveis como a televisão, existem outros tipos de proteção que são instalados nas tomadas. Esses dispositivos são conhecidos como protetores contra surtos de tensão. Computadores, aparelhos de fax, secretárias eletrônicas ou mesmo televisores requerem proteção especial.

Para a atuação eficiente de qualquer dispositivo de proteção desses equipamentos, é necessário que o sistema de aterramento da instalação também seja eficiente. No caso de um aterramento mal feito, os dispositivos podem não funcionar perfeitamente.

Leia a matéria na íntegra:

http://www.cemig.com.br/pt-br/energia_e_voce/Paginas/descargas_atmosfericas.aspx

Compartilhem esta informação para os seus amigos!

Protejam os seus eletrônicos comprando produtos Clamper – Especialista em Proteção contra raios e surtos elétricos www.clamper.com.br/loja

Usou Clamper, tá ligado!

Receba notícias CLAMPER