5 aparelhos elétricos que mais consomem energia - CLAMPER | Especialista em DPS.
5 aparelhos elétricos que mais consomem energia

5 aparelhos elétricos que mais consomem energia

Aparelhos elétricos que aumentam a conta de luz

Com o atual cenário energético no Brasil e no mundo, economizar energia se tornou não mais uma necessidade fundamental, mas um hábito para todos. Na hora de controlar os gastos os consumidores se perguntam: quais são os aparelhos que podem gastar mais energia? Se você também tem essa dúvida ou gostaria de saber como economizar sem desligar tais equipamentos, não se preocupe, neste post separamos alguns vilões da conta de luz no fim do mês. Confira:

Chuveiro elétrico

Quando falamos em economia de energia sempre vem a mente o chuveiro elétrico como o maior consumidor de energia em uma residência. E não é para menos, com chuveiros cada vez mais potentes, seu consumo corresponde a aproximadamente 30% do valor da sua conta de luz. Só para se ter uma noção, um banho diário de 15 minutos para uma família de 4 pessoas equivale ao consumo de energia cerca de 40 lâmpadas de 100W.

Para economizarmos energia tendo como base o chuveiro elétrico algumas medidas podem ser tomadas:

> Diminua o tempo do banho – pode-se desligar o chuveiro sempre que for ensaboar o corpo;

> Escolha a temperatura adequada – caso o dia não esteja muito frio mude a temperatura para morno;

> Faça manutenção periódica – caso seu chuveiro ou sua fiação seja antiga, faça manutenção em seu sistema para não sobrecarregar o mesmo;

> Pense em uma solução de sistemas solares – os sistemas de aquecimento solar podem auxiliar em uma economia de até 25% da sua conta de energia.

Ar-condicionado

Cada vez mais comuns em residências, porém mais utilizado em ambientes comerciais, estes aparelhos também possuem a característica de elevar o gasto de energia, por possuir motores para resfriamento. Um ar-condicionado de 12.000 BTU’s, ligados 8 horas por dia gasta em média 11,2kWh por dia o que daria um custo de aproximadamente 145 reais por mês apenas com o ar-condicionado. Algumas dicas de economia para os aparelhos de ar-condicionado são:

>Utilizar o aparelho na função timer (desliga e liga o equipamento dentro de intervalos de tempo);

> Preservar os filtros sempre limpos;

> Manter portas e janelas fechadas para evitar entrada de ar externo;

> Desligue o aparelho sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo;

> Evitar sol, utilizando persianas ou cortinas.

O ar-condicionado quando utilizado em residências no período do verão pode chegar a representar até 35% do consumo de energia. Portanto caso você possua em sua casa, ele é um aparelho que merece atenção.

Cooktop e fritadeiras sem óleo

Assim como o chuveiro são aparelhos que convertem energia elétrica em calor por meio de resistências, e em alguns casos ainda possuem ventiladores e exaustores. Estes aparelhos precisam aquecer quase instantaneamente e manter a temperatura elevada, devido ao curto tempo de aquecimento a energia necessita ser muito alta, por isso são aparelhos que consomem muito.

No caso destes aparelhos a melhor forma de economizar é utilizá-los menos. Dê a preferência por fornos convencionas a gás, pois não utilizam energia elétrica e o valor do gás de cozinha é bastante inferior quando comparado ao preço da eletricidade.

Geladeira e freezer

São aparelhos fundamentais em qualquer residência, que não podem ser desligados e que possuem grande impacto na conta de luz. Porém existem algumas dicas simples que podem fazer os gastos de energia nestes aparelhos serem menores:

> evitar abrir portas desnecessariamente ou deixá-las abertas;

> não deixar os alimentos encostados na parede, pois isso prejudica a circulação de ar, aumentando o consumo;

> não colocar alimentos quentes na geladeira;

> evitar regular o aparelho em temperaturas muito baixas;

> e sempre verificar a vedação da porta.

Aparelhos em stand-by

Os equipamentos ligados no modo de espera são os “ladrões silenciosos” de energia. Aparelhos em stand-by podem representar até cerca de 13% do consumo de energia de uma residência. A melhor forma de evitar estes gastos é desligar o modo de espera ou retirar os aparelhos da tomada e ligar somente quando for necessário.

Por último indicamos aos clientes que quando forem comprar aparelhos elétricos optarem por aqueles que possuam selos de eficiência energética, pois quanto melhor ela for, menores serão os gastos com energia.

Veja também: 10 cuidados com sua rede elétrica que podem ajudar a economizar energia.

Você tinha conhecimento que estes são os maiores vilões da conta de luz? Gostou das nossas dicas de economia de energia? Comente e compartilhe conosco suas respostas.

Mesmo que alguns aparelhos aumentem a conta de luz, caso não ficarmos de olho, ainda assim não queremos perdê-los para os surtos elétricos. Leia o Guia de Proteção Clamper e sabe como manter a vida úitil dos aparelhos ainda mais longa. Baixe agora.

Receba notícias CLAMPER