15 fev/16

Voltagem e Amperagem: qual a diferença?

Voltagem e Amperagem: qual a diferença?

Entenda a diferença: voltagem vs amperagem

Diariamente somos envoltos num universo de aparelhos elétricos, seja o computador, a TV, micro-ondas, etc. Cada um deles tem suas especificações técnicas, bem como as indicações específicas de tensão e corrente. Mas daí você sempre se pergunta: o que é tensão e corrente? E voltagem e amperagem? Como isso influencia no meu equipamento eletrônico?

No post de hoje vamos esclarecer esses conceitos para você de forma simples e mostrar a importância e função de cada um deles. Acompanhe conosco.

O que é tensão?

Tensão é a diferença do potencial elétrico entre dois pontos, esta diferença é medida em volts. Quanto maior for a voltagem de um aparelho, mais energia poderá fluir, mesmo se a intensidade da corrente (medida em amperes) for a mesma.

Vamos imaginar assim: pense na voltagem como sendo uma estrada, se duplicarmos a quantidade de vias, será possível duplicar o fluxo de veículos, mesmo a velocidade sendo a mesma. Outra analogia pode ser feita em comparação com uma tubulação. Quanto maior a tensão, maior será “o diâmetro do tubo”, permitindo assim que mais água possa ser transportada.

Em ambos os casos, não podemos tratar isso de forma literal, afinal não é necessário duplicar a fiação ou espessura dos cabos para obter uma tensão de 220V em vez de 110V. Entretanto, estas analogias servem para visualizar a diferença entre a tensão e a corrente, que vamos ver logo mais.

Em cada equipamento, encontramos uma tensão nominal, ou seja, a voltagem de operação. Por exemplo, um LED opera em 3.6V, o motor do seu HD externo usará 12V e o processador dele 1.2V, assim por diante. Há sempre uma margem de tolerância, mas todos os componentes podem ser danificados se submetidos a tensões mais altas que as especificações descritas no manual do equipamento.

E o que é a corrente?

Explicando de forma técnica, corrente é o “fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas”. Usando a imaginação novamente e voltando ao caso da tubulação, vamos pensar que a tensão (voltagem) é relativa à espessura do tubo e a corrente (amperagem) será a pressão da água. Quando aumentamos a tensão (alargando o tubo), poderemos fazer com que mais energia possa fluir, mantendo a mesma corrente.

Em termos práticos, a tensão e a corrente poderão ser aplicadas para se calcular o consumo máximo de diversos equipamentos, caso ele não seja informado, basta apenas multiplicar os valores.

Um cooler de 120mm, por exemplo, que usa 12V e 0,4A terá um consumo máximo de 4,8 watts (12×0,4), isso quando ele girar na rotação máxima. Caso ele seja instalado em um circuito de controle de rotação, que é o caso da grande maioria quando usado em fontes, então seu consumo será variável e oscilará com a velocidade de rotação.

Qual a diferença entre voltagem e amperagem?

Amperagem é o termo leigo quando se quer referir à corrente, enquanto o termo voltagem se refere a tensão.

Você pode muito bem falar “amperagem” se estiver conversando com outra pessoa e estiver explicando as coisas de maneira mais simples, mas sempre que possível diga “corrente” se precisar respeitar o termo técnico. A mesma coisa no caso da voltagem para se referir a tensão. No caso da escrita, uma opção é usar os termos entre aspas, mostrando assim que você está usando uma linguagem coloquial.

As terminologias no inglês é que fazem também com que possamos nos confundir um pouco, onde o termo “amperage” (no mesmo sentido usado do “amperagem”) é perfeitamente aceitável e bastante usado. Igualmente nos casos dos termos “voltage” e “wattage”.

Esperamos que os termos voltagem e amperagem tenham ficado mais claros para vocês e agora já sabemos a diferença de cada um deles. Deixe seu comentário, nos conte o que achou e nos mande outras dúvidas.

Agora que você está por dentro da voltagem, amperagem e que estar ciente destes conceitos pode te ajudar a aumentar a vida útil de seu aparelho, que tal baixar também nosso Guia de Proteção Clamper? O download é gratuito!