Youtube Twitter Facebook
Descrio Loja
Vitrine Blog
    27 jun/13
    Energia para reivindicar, não para vandalizar

    Nos últimos dias o povo foi às ruas em todo o Brasil para protestar e exercitar seu direito democrático e assegurado pela nossa constituição, reivindicando melhores condições. Mas é preciso estar atento para aqueles que, infiltrados entre os manifestantes, promovem atos de vandalismo e causam muitos prejuízos. Vale lembrar que há anos o setor energético sofre e muito com atos como esses, mesmo sem nenhum protesto por trás.

    O oportunismo das pessoas de má índole é responsável por uma conta extremamente cara que é repassada à população. Só em São Paulo, por exemplo, mais de 700 km de cabos elétricos foram furtados entre janeiro e maio de 2013, acumulando R$ 6,3 milhões em prejuízo aos cofres públicos.

    Esse valor exorbitante poderia ser investido em diversas outras áreas e beneficiar a população, mas, ao invés disso, é repassado ao consumidor em sua conta de energia. O furto desses cabos, além de ser crime é muito perigoso para o próprio ladrão, pois os riscos de uma descarga elétrica são gigantescos.

    A Clamper, assim como as autoridades policias dos diversos estados e as concessionárias de energia, recomenda a todos que denunciem pessoas que cometam crimes como esses e que não se associem a eles de modo algum, pois os danos atingem a todos nós.

    E se for protestar, faça parte de grupos que pregam o “não vandalismo” e a “não violência”, assim como tem sido o esforço dos organizadores das manifestações que estão ocorrendo em todo o país. Não podemos permitir que pessoas de má índole manchem um esforço tão grande pelo bem na nossa sociedade. Energia sim, para reivindicar e não para vandalizar.

    0
    25 jun/13
    Projetor de arco-íris para colorir os céus

    O arco-íris é um dos mais belos espetáculos da natureza, um fenômeno decorrente da luz solar ao incidir nas gotículas de água da chuva. Assim, as cores que compõe a luz solar se separam e podemos ver, refletidas no céu, as faixas de cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Mas agora, uma invenção francesa promete colorir os céus a qualquer momento.

    Global Rainbow é uma instalação de lasers idealizada pela artista Yvette Mattern e que projeta luzes que simulam um arco-íris. O invento promete ser bastante utilizado em grandes ventos ao redor do mundo.

    Confira a beleza do Global Rainbow no vídeo abaixo:

    0
    25 jun/13
    Ladrões de energia: a geladeira

    Seguindo com nossas matérias sobre os ladrões de energia, falaremos hoje sobre um dos desses grandes vilões do consumo, mas que é indispensável no nosso dia a dia: a geladeira. E para evitar que você entre numa fria, basta seguir nossas dicas e reduzir o impacto desse aparelho no orçamento doméstico.

    Estima-se que a geladeira é responsável por cerca de 30% do consumo de energia em uma residência, afinal, precisa estar ligada 24hs por dia e com isso, acaba sendo um item que encarece sua conta de energia. Mas o que poucas pessoas sabem é que pequenas mudanças de hábito e alguns cuidados podem ajudar a reduzir esse consumo e ainda manter a eficiência do eletrodoméstico. Confira!

    1 – Ao comprar um novo refrigerador, opte por aqueles que tenham o Selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), pois ele significa economia de energia.

    2 – Ao instalar sua geladeira em casa, mantenha-a longe do fogão, forno elétrico e até mesmo de janelas onde o sol incida diretamente. O local escolhido deve ser bem ventilado e o aparelho deve ficar pelos menos 20 cm distante da parede.

    3 – Jamais coloque peças de roupa para secar nas grades do refrigerador.

    4 – Não forre a geladeira com plásticos.

    5 – Ao abrir a geladeira para retirar os alimentos, procurem retirar tudo de uma vez e evite ficar abrindo-a o tempo todo, pois isso dificulta a refrigeração e consome mais energia.

    6 – Certifique-se de que a borracha de vedação da porta está em boas condições, pois se estiver desgastada, haverá vazamento de ar e maior consumo e energia para refrigeração interna.

    7 – Não coloque alimentos quentes na geladeira, pois o esforço para gelá-los será maior.

    8 – Em épocas mais frias é possível economizar energia reduzindo o termostato do aparelho para a posição mínima.

    9 – Se o seu refrigerador não tiver o sistema Frost Free, que evapora o gelo e evita que se criem aquelas camadas de gelo, faça o degelo manual ou semiautomático sempre que as camadas de gelo atingirem 1 cm de espessura.

    A Clamper recomenda que todos fiquem atentos às dicas acima e garantam um consumo mais econômico e consciente, com menor impacto na sua conta de energia. Fiquem atentos e aguardem novas dicas da Clamper para você.

    0
    24 jun/13
    Balada sustentável: dance e gere energia

    Agora se acabar na pista significa gerar ao invés de gastar energia. A boate Club4Climate, em Londres, possui um atrativo interessante para os visitantes: quanto mais dançarem, mas energia será gerada na pista.  Com isso seu slogan da boate, “Tudo que você tem a fazer é dançar para salvar o mundo”, faz todo o sentido.

    Se a iluminação, os efeitos e o equipamento de som são os maiores gastadores de energia nas casas noturnas, aqui a economia produzida pelos baladeiros é usada para ajudar reduzir o gasto da boate. Andrew Charalambous, dono do clube e mentor da ideia, garante que dessa forma são gerados 60% da energia consumida no local.

    O segredo está no revestimento da pista, dotado de sensores que captam pressões e atritos e os transformam em energia, como você confere na imagem abaixo:

    0
    20 jun/13
    Primeiros socorros em caso de choque elétrico

    O choque elétrico é uma das principais causas de acidentes no mundo, resultado da passagem de uma corrente elétrica através do corpo. Essa corrente pode causar queimaduras, perda de membros e até mesmo parada cardiorrespiratória. Portanto, saiba como se prevenir e como socorrer possíveis vítimas de choques elétricos.

    Para lidar com o choque elétrico é preciso observar os riscos que estão à nossa volta e não vacilar. Hoje, no Brasil, estima-se que quatro pessoas são vítimas de choques elétricos a cada dia, ficando com graves sequelas ou perdendo a vida. Quase sempre a desatenção e o desconhecimento são os principais fatores que levam a esses acidentes.

    Como socorrer em caso de choques elétricos

    1 – Use objetos isolantes como cobertas ou toalhas (secas) para enlaçar a vítima e puxá-la para desprender a pessoa do objeto que conduz a energia. Nunca toque no corpo da vítima durante o choque elétrico. Tente desligar a chave geral o quanto antes.
    2 – Tente chamar pela vítima para reanimá-la. Caso os sentidos não retornem, proceda com a massagem cardíaca.
    3 – Se a pessoa recuperar a consciência procure mantê-la calma.
    4 – Ligue para o SAMU (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193) e peça ajuda imediata.

    É claro que a melhor forma de lidar com choques elétricos é evitando que ocorram e isso pode ser feito através de alguns cuidados básicos. Veja como evitar choques elétricos:

    1 – Se precisar mexer na parte elétrica da sua casa, opte sempre por um especialista. Se não puder, lembre-se de desligar a chave geral.
    2 – Não deixe fios desencapados. Basta tocá-los para que um acidente aconteça.
    3 – Nunca troque lâmpadas ou execute qualquer tarefa que envolva eletricidade com o corpo molhado, já que a água é excelente condutora de energia.
    4 – Proteja as tomadas com protetores para evitar que as crianças sofram acidentes (mais informações aqui).
    5 – Oriente crianças e adolescentes sobre os riscos de soltar pipas próximos à rede elétrica e a jamais tentar tirá-las caso se prendam aos cabos de energia.
    6 – Invista em produtos como os DPS da Clamper, a melhor proteção contra raios e surtos elétricos para os seus equipamentos.

    Baixe nosso guia de proteção para saber mais sobre como proteger sua rede elétrica e seus aparelhos. Proteção e segurança devem sempre ser colocadas em primeiro lugar.

    1
    19 jun/13
    Descubra o Clamper ideal para sua necessidade

    Que a Clamper possui produtos de incontestável qualidade, todo mundo sabe. Afinal, pensou em proteção contra raios e surtos elétricos, pensou em Clamper. Mas se você ficar em dúvidas sobre qual o produto mais indicado para sua necessidade, basta seguir essa dica e conferir.

    Além de oferecer produtos confiáveis, desenvolvidos para a proteção dos equipamentos residenciais e comerciais, a Clamper se preocupa em ajudar seus clientes a escolher corretamente o que precisam e, por isso, preparou um guia prático para ajudá-los a encontrar o que precisam.

    Basta acessar o link abaixo e verificar qual o Clamper ideal para a sua necessidade.

    Clique no link e confira:

    Guia Prático de como proteger a sua residência

    0