Como escolher disjuntores para proteger sua rede elétrica - CLAMPER | Especialista em DPS.
Como escolher disjuntores para proteger sua rede elétrica

Como escolher disjuntores para proteger sua rede elétrica

Já reparou que ao estar sozinha em casa, tomando um belo banho após um dia exaustivo, é o momento em que o chuveiro para de funcionar? A primeira coisa que pensamos é que ele queimou, mas calma, pode não ser que o disjuntor (ou chave de energia) “caiu”. O que fazer nesses casos? Como evitar que o disjuntor sempre desarme? Como ligar um disjuntor? Como comprar um disjuntor?

Vamos responder essas e outras perguntas agora.

O que é um disjuntor

O disjuntor ou chave de energia é um equipamento de proteção eletromecânico e termomagnético que tem a função de proteger pessoas, bens e patrimônios contra possíveis curto circuitos e sobrecargas no sistema elétrico. Alem disso o disjuntor também atua como uma chave para interromper o fornecimento do circuito caso este esteja passando por algum tipo de manutenção.

Fusíveis já foram utilizados com a mesma finalidade dos disjuntores, porém, por apresentarem um ganho relativo de custo, benefício e facilidade na intervenção, flexível pela sua capacidade de adaptação a novas cargas e assegurando a continuidade de serviços, os fusíveis foram substituídos há algumas décadas em instalações elétricas, sendo muito raros atualmente. Outra imensa diferença entre eles é a possibilidade do disjuntor ser utilizado mais de uma vez: enquanto que um fusível deve ser descartado após entrar em ação, pois seu filamento interno se rompe inutilizando-o. Já um disjuntor desarma, sendo necessário apenas religá-lo manualmente no quadro de distribuição para seu funcionamento.

Existem no mercado vários tipos de disjuntores que atendem especificas funções, para nosso caso, iremos realizar um estudo nos disjuntores de baixa tensão padrão IEC, que são os utilizados comumente em residências.

Como um disjuntor atua para proteger sua rede elétrica

Cada disjuntor é fabricado para proteger o circuito de uma determinada anomalia, podendo ser térmica, magnética, de sobretenção de subtenção, entre outros. Porem a forma com que os disjuntores respondem a esta anomalia é praticamente a mesma, desarmar. Os disjuntores de maneira geral podem ser vistos como uma chave que esta ligada em serie ao circuito e que ao detectar uma anomalia se abre fazendo a função de desarmar o sistema. Existem diferentes tipos de mecanismos, sendo os mais comuns nas instalações residenciais e comerciais os termomagnéticos, que combinam duas atuações muito eficientes.

Atuação magnética

Um atuador magnético (solenoide) é o responsável pela abertura do disjuntor quando há uma forte variação de intensidade de corrente que atravessa as expirais da bobina, criando assim um campo magnético capaz de mover o atuador de imediato, desfazendo o contato e interrompendo a passagem de corrente.

Além desses tipos de situações, com atuação automática, os disjuntores também devem ser usados manualmente para abrir os circuitos, prevenindo qualquer acidente ou ainda impedindo maiores danos quando algo tiver acontecido a um aparelho, pessoa ou animal. Só assim pode-se assegurar a realização de manutenções em tomadas, interruptores e outros equipamentos elétricos ligados à rede.

Disjuntores: atuação magnética

Atuação térmica

Lembra-se do exemplo que falamos no começo deste artigo. Pois bem, aquece disjuntor que desarmou quando você demora no chuveiro provavelmente tem uma função de atuação térmica.

Os disjuntores térmicos possuem placas bimetálicas que ao serem expostas muito tempo por uma determinada corrente, esquenta e se deformam, ao se deformarem estas placas ligas a um sistema de molas desarma o disjuntor.

Hoje e mais fácil encontrarmos no mercado dispositivos termomagnéticos que atendem essa exigência e a das atuações térmicas, como mostrado no desenho abaixo:

Disjuntores: atuação térmica

Como escolher disjuntores ideais para sua instalação

Disjuntores com valores de corrente muito baixos em relação aos circuitos que protegem desarmam facilmente sem necessidade, já os com valores mais altos que o ideal deixa de oferecer proteção em momentos que precisariam da sua atuação. A escolha correta de um disjuntor depende da carga elétrica conectada, dos elementos que se deseja proteger e do orçamento disponível.

Portanto, para escolher um disjuntor é preciso somar as correntes de todos os aparelhos que serão ligados num ambiente ou das lâmpadas que serão instaladas, conforme a divisão dos circuitos. Esta é uma escolha que costuma ainda envolver várias questões técnicas de instalação, como a fiação e o tipo de carga dos aparelhos para definição do comportamento dos disjuntores por isso devem ser feita com muita responsabilidade. Tanto para uma instalação nova como para uma substituição, é sempre recomendável consultar um profissional especializado. Lembre-se de que dimensionar um disjuntor corretamente é uma questão, acima de tudo, de segurança!

Gostou de saber como escolher disjuntores para proteger sua rede elétrica? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!

Para dúvidas sobre proteção de aparelhos elétricos, baixe nosso Guia. É gratuito!

Receba notícias CLAMPER