Veja quais são as principais causas de acidentes elétricos - CLAMPER | Especialista em DPS.
Veja quais são as principais causas de acidentes elétricos

Veja quais são as principais causas de acidentes elétricos

Queimaduras, tonturas, formigamento, contração muscular, perda de sentidos e até morte, estas são algumas das consequências que um choque elétrico pode causar. Tudo vai depender da área do corpo humano em contato com o condutor, a intensidade da corrente elétrica, o percurso que a corrente elétrica fará no corpo e o tempo de duração do choque.

O choque elétrico ocorre quando o contato entre um corpo (humano ou animal) e um condutor eletricamente carregado é feito. Neste momento o corpo recebe uma descarga de corrente elétrica fruto da diferença de potencial entre fase (condutor) e terra.

Percursos da corrente elétrica em contato com o corpo humano.

Fonte: FUNDACENTRO. Instalações Elétricas Temporárias em canteiros de obras, 2007.

Números para refletir

De acordo com a ABRACOPEL – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade -, 2014 apresentou um aumento de 17,7% no número total de acidentes envolvendo eletricidade em relação ao ano de 2013. Só nos casos de fatalidade em relação ao choque elétrico, o índice subiu mais de 6%. Ou seja, em 2013 ocorreram 592 casos de acidentes fatais com eletricidade e no ano passado o número subiu para 627 mortes. Os homens ainda são maioria esmagadora, com 560 casos contra 67 de acidentes fatais em que as vítimas são mulheres.

Abaixo um gráfico que mostra os acidentes fatais por choque elétrico mês a mês. Fevereiro é o mês com maior número de casos e agosto, o menor.

Fonte: Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade

Outro dado importante levantado pela ABRACOPEL é o que se refere aos locais em que as pessoas sofrem tais acidentes. Se observarmos no gráfico abaixo, o local que se destaca é o ambiente residencial com 180 mortes.

Fonte: Abracopel – Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade

As principais causas e prevenções contra acidentes elétricos

Existem inúmeras maneiras de ocorrer um acidente envolvendo eletricidade. Abaixo listamos algumas das mais comuns e como preveni-las. Lembre-se: fique atento a qualquer suspeita de perigo em redes e instalações. Em caso de dúvida, alerte um profissional qualificado ou as autoridades competentes.

Primeiros passos

Entender a causa dos acidentes elétricos e o risco que eles podem causar é o início para pensar em formas efetivas de proteção. Na dúvida sempre contate um especialista para ser orientado ou para realizar o serviço.

Estava ciente dos riscos que a sua rede elétrica poderia apresentar? Deixe sua opinião nos comentários e sinta-se à vontade para expressar suas dúvidas a respeito!

Receba notícias CLAMPER