Conheça os 8 maiores mitos da energia elétrica - CLAMPER | Especialista em DPS.
Conheça os 8 maiores mitos da energia elétrica

Conheça os 8 maiores mitos da energia elétrica

Quando o assunto é energia elétrica, logo pensamos em economia e, portanto, muitas dúvidas surgem na cabeça. Por se tratar de um mercado bastante técnico e pouco conhecido pela população em geral, envolve diferentes crenças, que precisam ser esclarecidas o quanto antes, a fim de evitar maiores problemas.

Que tal conhecer os 8 maiores mitos da energia elétrica? Confira o nosso artigo do dia!

Aparelhos ligados em 220 volts consomem menos energia

A verdade é que a tensão de um aparelho não influencia no maior ou no menor consumo de energia. O que determina isso é a potência de cada equipamento e, principalmente, o tempo em que é mantido ligado. Logo, não faz diferença se ele é 110 volts ou 220 volts.

Chuveiro de 220 volts esquenta mais

Não é verdade! Assim como a questão anterior, o que determina o consumo de energia é o tempo em que um chuveiro é usado e a sua potência. Portanto, dois chuveiros de um mesmo modelo e com tensões diferentes — de 110 e 220 volts — terão o mesmo consumo de energia.

Posso secar roupas atrás da geladeira sem estragá-la

Costume de muitas pessoas, principalmente naqueles dias chuvosos e úmidos, a ação de secar roupas atrás da geladeira não só diminui a vida útil do aparelho pelo desgaste, como também aumenta, consideravelmente, o consumo de energia.

Portanto, não importa se são peças pequenas! Elimine logo este hábito péssimo em sua casa e economize.

Usar benjamin em tomadas é mais seguro

Embora bastante práticos, os benjamins devem ser evitados sempre que possível. Isso porque eles permitem a utilização de diversos aparelhos em uma só tomada, causando curto-circuitos pela sobrecarga de energia.

Ligar e desligar aparelhos diversas vezes é melhor do que os manter ligados

Na maioria das vezes, isso não é verdade. Considerando que hoje utilizamos aparelhos com uma maior frequência, é muito mais vantajoso deixá-los ligados em vez de ficar ligando e desligando-os muitas vezes ao dia.

A explicação está no fato de muitos equipamentos terem um pico de consumo alto no momento de ligar. Por isso, compensa mantê-los ligados quando o retorno de uso for em um tempo igual ou menor do que 15 minutos.

Falar ao telefone enquanto o aparelho carrega é seguro

Falar em celulares conectados pode ser bastante perigoso! Neste tipo de atividade, a bateria do aparelho pode esquentar muito e provocar falhas no funcionamento. Em casos mais sérios, podem explodir durante o uso.

Colocar uma garrafa de água em cima do medidor diminui o consumo

Mentira comprovada! Existem outras formas muito mais simples — e coerentes — de diminuir o consumo de energia na sua casa.

Uma delas é retirando aparelhos da tomada quando não for utilizá-los, trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED. Sem esquecer também do bom senso no tempo de uso de aparelhos, como chuveiro, secador e ar-condicionado.

Deixar o carregador sozinho na tomada não gasta energia

Atualmente, os carregadores estão mais modernos e gastam menos energia do que os antigos quando mantidos na tomada. No entanto, sempre há um pequeno consumo, mesmo quando eles não estiverem conectados. Sendo assim, sempre que puder, retire qualquer dispositivo da tomada e economize.

Conhece mais mitos da energia elétrica? Deixe seu comentário para a gente!

Receba notícias CLAMPER