Sistema detecta gatos na rede elétrica e sobrecargas no sistema - CLAMPER | Especialista em DPS.
Sistema detecta gatos na rede elétrica e sobrecargas no sistema

Sistema detecta gatos na rede elétrica e sobrecargas no sistema

Na semana passada você viu aqui o perigo dos “gatos” na rede elétrica. Agora, um sistema desenvolvido por estudantes da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) consegue identificar se está havendo roubo de energia (gato) ou outra falha sistêmica quase que instantaneamente e pode corrigir rapidamente o problema.

Sistema Eletrônico de Gerenciamento de Carga da Rede Secundária de Distribuição, sim, o nome é complexo, mas, em miúdos, faz o controle total da distribuição e consumo de energia na casa do consumidor.

O equipamento, invenção dos estudantes Raphael Valle, Jessé Nogueira e Saulo Monteiro, também permite que as concessionárias recebam informações sobre interrupções no fornecimento de energia em tempo real e monitorem os transformadores da rede elétrica, o que permite prever a troca dos equipamentos e outros tipos de manutenção.

Como funciona

O SGT recebe, em tempo real, dados relativos ao nível de tensão, corrente, temperatura, potência entregue e fator de potência dos transformadores e respectivas redes de distribuição, através de Unidades Remotas instaladas nos postos de transformação (onde o transformador de distribuição é instalado).

O sistema se comunica via GPRS com um Centro de Operação onde fica instalado o Sistema de Supervisão. Na ocorrência de algum evento crítico, como um blackout, a Unidade Remota comunica a Central de Operação. Com essas informações, a distribuidora poderá realizar procedimentos de verificação ou reparos necessários.

“Dessa forma, a concessionária de energia elétrica passa a ter completo conhecimento das condições de operação dos transformadores instalados e redes de distribuição, sendo capaz de promover ações preditivas, antecipando-se às ocorrências de problemas”, disse Raphael.

Ele também destacou que, no Brasil, ainda não foi desenvolvido nenhum outro equipamento com características funcionais e custo equivalente ao SGT criado por alunos da UEA, no Amazonas.

Receba notícias CLAMPER