Energias Eólica e Solar lideram inscrições no A-3 - CLAMPER | Especialista em DPS.
Energias Eólica e Solar lideram inscrições no A-3

Energias Eólica e Solar lideram inscrições no A-3

As fontes eólica e solar registraram o maior número de inscrições de empreendimentos de geração para o Leilão de Energia A-3/2013, que será realizado pelo Governo Federal em 18 de novembro visando à contratação de eletricidade para abastecer o mercado consumidor do país no ano de 2016.

Cadastraram-se junto à Empresa de Pesquisa Energética (EPE) um total de 784 projetos, totalizando capacidade instalada de 19.413 megawatts (MW). O resultado do cadastramento reflete o aquecimento do mercado de energia eólica no Brasil: foram 629 parques geradores e uma oferta de 15.042 MW inscritos na EPE.

Pela primeira vez participando dos leilões do governo, a geração solar totaliza 109 projetos do tipo fotovoltaico, somando potência instalada de 2.729 MW; e 10 empreendimentos do tipo heliotérmico, com 290 MW. Outras renováveis, como biomassa e PCH, registraram boa oferta de energia.

De acordo com o presidente da EPE, Mauricio Tolmasquim, o número expressivo de projetos solares inscritos no Leilão A-3/2013 mostra o grande interesse por parte dos investidores nesta fonte. “Com a queda que vem se verificando nos preços dos painéis fotovoltaicos, a geração solar tende a ganhar espaço na matriz elétrica brasileira”, avalia.

Ele considera ainda que a grande oferta de projetos eólicos garante, desde já, o sucesso do leilão, em razão dos preços competitivos dos últimos certames.

Receba notícias CLAMPER