Confira algumas curiosas perguntas sobre os raios - CLAMPER | Especialista em DPS.
Confira algumas curiosas perguntas sobre os raios

Confira algumas curiosas perguntas sobre os raios

Os raios exercem um grande fascínio e promovem um dos mais belos espetáculos da natureza. Mas toda essa beleza esconde o perigo e os prejuízos causados por eles. Por esse motivo, investir na prevenção, especialmente com os DPS da Clamper, é a melhor forma de evitar acidentes.

Mas mesmo assim, o fascínio dos raios traz muitas perguntas curiosas e interessantes. Abaixo você confere algumas dessas perguntas e suas interessantes respostas, tiradas diretamente do site do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Confira!

1- Qual a diferença entre relâmpagos e raios?
Relâmpagos são as descargas elétricas geradas por nuvens de tempestades. Já os raios são aquelas descargas que, saindo da nuvem, atingem o solo.

2- O raio pode atingir locais diferentes no solo?
Sim, descargas de um mesmo raio podem atingir o solo em locais diferentes. Isso acontece geralmente por desencontro de caminhos percorridos pelas descargas.

3- As cidades influenciam a ocorrência de raios?
Pesquisas já indicaram visíveis aumentos de incidência de raios em áreas urbanas. Essa maior densidade de raios está relacionada ao fenômeno conhecido como “ilha de calor” e à poluição nos centros urbanos.

4- Existem raios em outros planetas?
Foram observadas evidências de raios em quatro planetas, por possuírem atmosferas densas: Vênus, Júpiter, Saturno e Urano.

5- Como saber se o raio “caiu” perto?
A luz produzida pelo raio chega quase que instantaneamente na vista de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.

Legal, não é? Fique ligado nas novidades do blog e da página da Clamper no Facebook. Tem sempre uma notícia interessante para você!

Receba notícias CLAMPER