Ladrões de energia: dicas de economia no uso do micro-ondas - CLAMPER | Especialista em DPS.
Ladrões de energia: dicas de economia no uso do micro-ondas

Ladrões de energia: dicas de economia no uso do micro-ondas

O micro-ondas é um facilitador do dia a dia. Graças a ele ganhamos mais tempo no preparo ou aquecimento de alimentos. Em compensação, o uso desse equipamento, de acordo com a frequência, causa grande impacto na conta de energia, por isso, algumas dicas são muito bem-vindas para usarmos corretamente esse equipamento e não comprometermos o orçamento.

O micro-ondas não chega a ser um dos maiores vilões no consumo de energia, pois é utilizado em curtos períodos, mas é a frequência desse uso que eleva o gasto.  E não podemos esquecer que este eletrodoméstico consome energia mesmo em stand-by, ou seja, quando o forno micro-ondas não está em funcionamento.

Portanto é preciso aprender a utilizá-lo de forma adequada e para isso, basta seguir algumas dicas bem simples:

Confira as dicas abaixo:

1 – Planeje suas refeições, principalmente, os descongelamentos. Se você já sabe que vai ter que descongelar feijão, carnes ou peixes no dia seguinte, deixe-os descongelando naturalmente durante a noite, na pia ou mesmo dentro da geladeira.

2 – Micro-ondas agem aquecendo partículas de água. Por isso, alimentos líquidos como sopas ou feijão esquentam muito mais rápido. Seguindo esse raciocínio, adicione uma pequena quantidade de água à sua refeição e você economizará tempo e energia.

3 – Nunca se esqueça: aparelhos em stand-by consomem até 15% da conta de luz! Desligue o micro-ondas da tomada sempre que não for usá-lo.

4 – Cubra os alimentos com um prato ou uma tampa apropriados; assim você aproveita o vapor quente que eles exalam durante o aquecimento e não suja seu micro-ondas.

5 – Utilize preferencialmente refratários brancos, que refletem o calor ao invés de absorvê-lo.

6 – Ao adquirir um novo forno, atente à sua eficiência energética. Muitas vezes alguns reais a mais no ato da compra se tornam centenas de reais economizados ao longo dos anos.

Receba notícias CLAMPER