Já adaptou a sua casa ao novo padrão de tomada brasileiro? - CLAMPER | Especialista em DPS.
Já adaptou a sua casa ao novo padrão de tomada brasileiro?

Já adaptou a sua casa ao novo padrão de tomada brasileiro?

Já adaptou a sua casa ao novo padrão de tomada brasileiro?
Desde o início de 2013, todos os eletroeletrônicos produzidos no Brasil só podem ser vendidos com plugues e tomadas certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A padronização visa oferecer maior segurança aos usuários, diminuindo as possibilidades de choques, incêndios e fatalidades.
Segundo as novas regras, os plugues e tomadas dos aparelhos eletrônicos devem ter três pinos, o que, na opinião de especialistas, aumenta a segurança para o consumidor, já que o terceiro pino serve como aterrador, reduzindo o risco de acidente e choques elétricos.
Contudo, a maioria dos lares brasileiros ainda não possui suas instalações elétricas adaptadas ao novo padrão e, em um primeiro momento, os consumidores podem usar adaptadores, desde que sejam certificados pelo Inmetro.
Porém, adaptar as instalações de casa às novas regras, exige investimento. As despesas, para uma casa de 120 m², podem chegar, de acordo com os técnicos, a aproximadamente R$ 5 mil. Só as novas tomadas podem custar, em média, R$ 700 ao consumidor.
E como segurança nunca é demais, invista em equipamentos capazes de proteger você, sua família e os seus produtos. Os dispositivos da Clamper são garantia de eficiência, tranquilidade e já são produzidos com o novo padrão de tomadas. Confira!
Fonte: Exame e G1

Receba notícias CLAMPER