Cuidados durante as chuvas de raio - CLAMPER | Especialista em DPS.
Cuidados durante as chuvas de raio

Cuidados durante as chuvas de raio

protecao_chuva_de_raios_clamper
Infelizmente os problemas causados pela força da natureza tem se mostrado frequente nos últimos anos. A cada ano tem chovido mais e a previsão dos meteorologistas é que nas próximas décadas o volume de tempestades dobre na região sudeste. Com tanta umidade e calor o ambiente fica propício para a formação de raios.
De acordo com o ELAT, só na primeira quinzena deste ano algumas cidades de São Paulo (como Campinas, Piracicaba e Limeira) registraram a incidência de quase 2.279 raios. Por isso a Defesa Civil já se manifestou dando dicas para a proteção das pessoas durante as chuvas com raios:
– Evite ficar em locais descampados como campos de futebol e prefira abrigar-se em edifícios protegidos por para-raios;
– Não fique próximo a árvores isoladas, postes ou mastros;
– Saia imediatamente de piscinas, lagos, lagoas e praias;
– Evite se aproximar de cercas de arame, varais metálicos, linhas de transmissão e trilhos de trem.
– Se não encontrar um lugar seguro, nunca deite no chão, pois é nele que caem as descargas elétricas. O mais seguro é ficar ajoelhado com a cabeça abaixada, deixando o corpo em formato esférico, pois como o raio é atraído por pontas, você diminuirá as possibilidades de atrair um raio.
Porém entre todas as dicas, a mais importante é procurar uma edificação segura para ficar até que a chuva passe. Segundo a Defesa Civil, 80% dos acidentes causados por raios que resultam em falecimento poderiam ser evitados se as pessoas conhecessem e seguissem estas dicas.
E para proteger seus equipamentos eletroeletrônicos você já sabe: A melhor opção é usar os dispositivos de proteção da Clamper!

Receba notícias CLAMPER