Thor, o fascínio dos raios e trovões ganha a mídia - CLAMPER | Especialista em DPS.
Thor, o fascínio dos raios e trovões ganha a mídia

Thor, o fascínio dos raios e trovões ganha a mídia

Os filmes de heróis que estão pipocando em Hollywood nos últimos anos vêm popularizado ainda mais estes seres fantásticos e marcando definitivamente a influência dos quadrinhos na cultura pop. Entre eles, tem grande destaque Thor, o Deus do Trovão.

Thor, o fascínio dos raios e trovões ganha a mídia

O que poucas pessoas sabem é que, na mitologia nórdica, Thor é bem diferente da sua versão mais famosa, o destemido membro dos Vingadores das revistas da Marvel Comics. Thor é filho de Odin, o Deus supremo de Asgard, e até aí as semelhanças se mantém. Mas na mitologia nórdica, Loki é irmão de Odin, e não filho adotivo dele, como nas revistas em quadrinhos. Sua versão original possui três artefatos místicos, e nos quadrinhos apenas Mjolnir, seu martelo de guerra, foi mantido. Além disso, originalmente Thor não era apenas o deus do trovão e dos relâmpagos, mas era também relacionado à força, fertilidade, cura, santificação, proteção dos seres humanos, árvores de carvalho e tempestades.
As influências de Thor na cultura moderna vão muito além da sua presença na mídia. Por exemplo, o nome da quinta-feira em idiomas de origem saxônica faz referência ao seu nome, Thursday (Thor’s Day), Torsdag na Escandinávia e Donnerstag em alemão (Donner = trovão, tag = dia). Thor também era o deus que mais possuía templos em seu favor na terra da Escandinávia.

A imagem de Thor segundo a mitologia nordica

Além de um filme solo em 2011 e do blockbuster Os Vingadores de 2012, já está prevista a volta do deus nórdico aos cinemas, na sequencia do primeiro filme, que se chamará Thor, the Dark World e tem data prevista de estreia para 8 de novembro de 2013. Chris Hemsworth continuará a viver Thor no novo filme, junto da belíssima Natalie Portman (sua amada Jane Foster) e Anthony Hopkins (Odin). Grande elenco!

Thor - The Dark World

Você já sabia, mas a fama de Thor só reforça o fato de que não se brinca com os raios e trovões, tanto que os povos pagãos do norte da Europa da era Viking consideravam estes fenômenos como o bater de Mjolnir em suas batalhas no céu. Raios são coisa séria! Por isso, não se esqueça da segurança de seus eletroeletrônicos usando Dispositivos de Proteção contra Surtos Elétricos da Clamper. E no ano que vem, tem mais Deus do Trovão nos cinemas!

Receba notícias CLAMPER