No dia das Crianças, garanta a segurança dos pequenos! - CLAMPER | Especialista em DPS.
No dia das Crianças, garanta a segurança dos pequenos!

No dia das Crianças, garanta a segurança dos pequenos!

No dia das Crianças, garanta a segurança dos pequenos!

Nesta sexta-feira, dia 12 de Outubro, é o Dia das Crianças e as atenções se voltam para os presentes e as brincadeiras, mas os pais e responsáveis nunca podem se dar ao luxo de deixar para o segundo plano a segurança da criançada.

O Dia das Crianças também é sinônimo de muitas crianças reunidas, muitas vezes em espaços pequenos e a casa é um lugar que pode representar algum perigo principalmente para os mais novos da turminha, que correm despreocupadamente.

No post que fizemos sobre Prevenção de acidentes domésticos com energia elétrica há boas noções básicas de segurança em geral e algumas medidas para evitar acidentes infantis, como protetores plásticos de tomadas. Mas, além de isolar tomadas e tomar precauções quanto a eletroeletrônicos e fiação exposta, há outras medidas que podem ser bastante úteis.

Crianças têm a altura perfeita para bater cabeça involuntariamente em mesas e quinas de móveis. Protetores nas quinas, feitos de plástico ou silicone, são bem eficientes nesse caso. Mantenha cosméticos, materiais de limpeza, objetos pesados, cortantes ou pontiagudos em locais mais altos e fechados com portas trancadas, de preferência. A TV é muito atraente para os olhinhos e dedos curiosos: é melhor conferir se ela está apoiada firmemente e se não se encontra demasiadamente na quina ou beirada do móvel. Vale a pena conferir quais plantas você tem em casa, algumas espécies podem causar intoxicações principalmente nos menores de 5 anos de idade, como a Comigo-Ninguém-Pode e o Copo-de-Leite.

Quando for levar seu filho e os amiguinhos ou primos para passear no parque, muito cuidado! Mantenha sempre todos eles no seu campo de visão. Se o número de pequenos for grande, vale a pena fazer uma “lista de chamada” para ser conferida antes de ir embora.

Como muitas crianças vão com os pais às lojas escolher os presentes, é necessário cuidado redobrado: não as deixe sozinhas! As lojas, principalmente quando estão lotadas, são lugares onde é possível perder uma criança de vista num piscar de olhos.

O vídeo abaixo pode ser usado inclusive para educar as crianças sobre a prevenção de acidentes, pois apesar de não podermos contar apenas com o comportamento delas, a educação é parte importantíssima da prevenção de acidentes:

Medidas simples são eficazes para prevenir problemas e garantir que o Dia das Crianças seja cheio apenas de alegria e brincadeiras, como deve ser. E não se esqueça de sempre proteger os presentes eletroeletrônicos dessa turminha com Clamper!

Receba notícias CLAMPER